GMAGMAGMA
  • Apresentação
  • Mobi News
  • Regulamento
  • Júri
  • Calendário
  • Anteriores
    • Mobi News 2022
    • Mobi Fórum 2022
    • Mobi News 2019
    • Mobi Fórum 2019
    • Mobi News 2018
    • Mobi Fórum 2018
  • Talks
  • Inscrição

Renault cria fábrica pensada para a economia circular da mobilidade

O Grupo Renault anunciou que transformou a sua unidade de produção de Flins numa fábrica dedicada à mobilidade circular. Mediante isso, este pólo industrial recebeu a designação de “RE-Factory”, sendo mesmo a primeira fábrica europeia para a economia circular da mobilidade, com um objetivo de um balanço de CO2 negativo em 2030, segundo o construtor gaulês.

O projeto de implementação da “RE-Factory” será concretizado entre 2021 e 2024 e articular-se-á em torno de quatro polos de atividades:

► RE-TROFIT: este polo agrupará o conjunto de atividades que permitirão prolongar a vida útil dos veículos em coordenação com o polo Re-Cycle. Este polo vai integrar uma Factory VO para o recondicionamento dos automóveis usados e uma atividade de “retrofit” para a conversão de veículos térmicos para outras fontes de energia com menores emissões de carbono, bem como um serviço de fabrico de peças raras recorrendo a impressoras 3D. Este polo terá um centro de testes e protótipos para testar a durabilidade dos automóveis e dos componentes de forma a, por exemplo, enriquecer a conceção de futuros veículos.

► RE-ENERGY: este polo destina-se a fazer passar para uma escala industrial o potencial de aplicações das baterias elétricas e das novas energias (otimização da primeira vida das baterias, desenvolvimento de aplicações para a segunda vida, tais como o armazenamento estacionário de energia, gestão do fim de vida das baterias, elaboração de soluções técnicas e de aprovisionamento para novas energias como o hidrogénio).

► RE-CYCLE: este polo agrupará todas as atividades do Grupo para uma gestão eficiente dos recursos e dos fluxos para melhorar o aprovisionamento de peças e materiais e integrar na produção cada vez mais materiais reciclados ou reutilizados (instalação de uma linha de desmantelamento de veículos, extensão de atividades de re-industrialização, reutilização e de reciclagem de materiais).

► RE-START: para valorizar e desenvolver o know-how industrial, mas também para acelerar a pesquisa e a inovação no que diz respeito à economia circular, este polo projeta integrar um incubador bem como um polo universitário e de formação.

“Com a RE-Factory, Flins vai tornar-se uma referência europeia na economia circular. A RE-Factory vai permitir ao Grupo responder aos desafios que se colocam já hoje, e mais ainda no futuro, aos atores da mobilidade e do automóvel. Está fábrica, com um objetivo de um balanço de CO2 negativo em 2030, inscreve-se plenamente na estratégia global do Grupo que ali a economia circular, a redução das emissões, o desenvolvimento de competência e a criação de novas atividades que geram valor” – Luca de Meo, CEO da Renault

Estes quatro polos irão interagir com as filiais e parceiros da Renault, funcionando de forma interligada e complementar entre eles.

A RE-Factory irá ainda apoiar-se numa vasta rede de parceiros multisetoriais, como startups, parceiros académicos, grandes grupos e coletividades locais.

A ideia é acompanhar toda a vida dos automóveis agindo sobre as principais componentes da economia circular: aprovisionamento, ecoconceção, economia da funcionalidade, manutenção, reutilização, durabilidade das baterias, re-manufacturing e ainda a reciclagem.

“A RE-Factory está assente no nosso compromisso pioneiro na economia circular, nos nossos valores, no nosso know-how e responde de forma exemplar à nossa ambição de transformar de forma positiva a nossa indústria”, explica Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Renault.

Objetivo de mais de 3000 empregos no horizonte 2030
Este projeto RE-Factory, que se inscreve na estratégia de transformação do Grupo, permitirá à Renault entrar numa atividade de criação de valor que está em pleno crescimento. O Grupo Renault prevê empregar mais de 3000 pessoas nesta unidade no horizonte de 2030.

Leia Também

27 Maio, 2022

“Os combustíveis sintéticos também farão parte do futuro”

26 Maio, 2022

Mitsubishi Eclipse Cross é candidato a Melhor Carro Plug-in nos Global Mobi Awards Prio

25 Maio, 2022

Toyota RAV4 PHEV é candidato a Melhor Carro Plug-in nos Global Mobi Awards Prio

Contacto
logo GMA

Apoios

logo polis
    CONSULTE O REGULAMENTO