Empresa jovem e inovadora, a UOU Mobility está a dar passos importantes no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica, propondo um veículo elétrico que melhora o ambiente e os trajetos nas grandes urbes.
A empresa desenvolveu um conceito integrado de partilha de veículos ‘triciclos’ e de bicicletas com “sistemas inovadores de carregamento e estacionamento”, conforme assume a UOU Mobility, providenciando mobilidade nos 365 dias do ano.
O pequeno veículo de três rodas é elétrico e foi desenvolvido como ferramenta de partilha que pode também substituir o carro particular. O sistema prevê viagens de uma direção que podem ser planeadas de forma integrada, articulando-se com transportes públicos nas grandes cidades. Ágil e com ótima visibilidade (a envolvência de vidro em 360º) permite sensação de amplitude, enquanto a bateria é de iões de lítio.
O carregamento dos veículos funciona de maneira conectada com tecnologias de informação, podendo assim disponibilizar informações verídicas do estado de carga em cada local. Os utilizadores poderão planear rotas ou fazer reservas através de aplicação móvel.
A variante deste veículo elétrico é o VEDUR, utilizado pelos CTT na cidade de Aveiro, que se distingue pelas duas ‘viseiras’ que, quando fechadas, encapsulam carga e transportador. A cobertura é de fibra de vidro e policarbonato, anunciada como inquebrável, tendo por vantagem proteger o carteiro. A autonomia está estimada em 45 quilómetros, podendo transportar até 75 kg de carga.