Foi em 2010 que a PRIO começou a construir a sua rede de postos de carregamento elétrico, com a inauguração de um carregador na área do grande Porto. Desde 2011 que está registada como Operador de postos de Carregamento. Nessa altura, a mobilidade elétrica em Portugal não passava de um projeto-piloto, que incluía apenas um número restrito de entidades e de utilizadores.
Mas o investimento pioneiro da Prio deu-lhe um considerável avanço, sobretudo no que diz respeito à experiência e conhecimento, resultando na maior rede privada de postos de carregamento.
Esta iniciativa custou à PRIO cerca de dois milhões de euros até 2018. Até então, injetou mais de 1000 MW de energia elétrica na sua rede de carregadores. Até 1 de novembro do ano passado, os utilizadores podiam carregar as baterias dos seus veículos sem qualquer pagamento, o que custava à Prio uma média de 10.000 euros por mês.
Desde então, já se paga para utilizar os postos de carregamento rápido da PRIO, que desde 2017 também passou a comercializar a energia elétrica para o carregamento de baterias de veículos elétricos, tornando-se assim um de apenas quatro CEME em Portugal.
Expansão e atualização de velocidade
A PRIO anuncia já mais de 170 pontos de carregamento de veículo elétrico, sendo a maioria ainda normais (com velocidade de carregamento entre os 3,68 e 7,4 kWh). Um número significativo — cerca de quatro dezenas — são semi-rápidos (até 22 kWh). Menos numerosos são os pontos de carregamento rápido (até 50 kWh), que rondam a dezena, em pontos estratégicos de Lisboa, Coimbra e Porto.
É esta a área que terá maior desenvolvimento, sendo o objetivo aumentar em breve o número total de pontos de carregamento para 200, convertendo progressivamente os pontos mais lentos em rápidos. Este investimento, em curso, rondará o milhão de euros até 2020.
No site da PRIO, pode ver em todo o momento quais os pontos de carregamento, bem como planear a sua viagem.
Cartão PRIO Electric
Sendo das primeiras empresas de energia a apostar na eletricidade ao serviço da mobilidade, a PRIO foi ainda pioneira com o seu cartão Electric. Este permitia aos seus clientes não só utilizar a rede privada da empresa, mas também todos os pontos de carregamento da rede pública MOBI.E. Este cartão pode agora ser associado a um contrato que permite continuar a utilizar os pontos de carregamento PRIO, incluíndo os de carregamento rápido, bem como todos os pontos de carregamento nacionais.
É possível ainda usar este cartão num carregador montado em casa, separando assim os custos de energia relativos a uma utilização empresarial.
A aplicação para telemóvel PRIO.GO, apresentada recentemente e que permite, entre outras funcionalidades, o pagamento contactless no abastecimento de gasolina ou gasóleo, vai em breve ter uma versão para a mobilidade elétrica, simplificando ainda mais o processo de carregar as baterias de um veículo elétrico.