O Sistema Volvo On Call – V.O.C. data de 2001, constituindo, na altura, um dos primeiros serviços telemáticos da indústria automóvel.
Foi inicialmente projetado para constituir um sistema de segurança, destinado a avisar os serviços de emergência caso o condutor estivesse envolvido nalgum acidente ou precisasse de assistência na estrada. Na prática, funcionava como um S.O.S.
Atualmente, o V.O.C. é muito mais do que isso e tem acompanhado a evolução das cada vez maiores necessidades de mobilidade.
Disponível em toda a gama Volvo, esta tecnologia permite trancar e destrancar o automóvel remotamente, efetuar o pré-aquecimento e o arrefecimento do habitáculo, localizar a viatura através das luzes e buzina.
No caso da gama Plug-In Hybrid do construtor, o V.O.C. permite agendar o carregamento, o estado da bateria, os pontos de carregamento favoritos e acionar um lembrete para ligar o cabo de carregamento se não tiver sido programado para uma hora pré-determinada.
De futuro, outras funcionalidades se avizinham para o V.O.C, como a substituição da presença da chave física, possibilitando o car-sharing ou a base para um centro de atendimento ao cliente.
O recente anúncio de que a Volvo está a oferecer um ano de eletricidade grátis aos clientes que adquirirem os seus híbridos Plug-In terá no V.O.C um ponto chave do sistema, na medida em que a monitorização da eletricidade utilizada e a percentagem de condução elétrica do automóvel para cálculo do reembolso será feito através desta tecnologia.