O ANGi (que significa Angular and G-Force indicator ou indicador de Forças G e Angulares) é um dispositivo patenteado que contém sensores (acelerómetro e giroscópico) desenhados para medir as forças lineares e rotacionais que normalmente se produzem durante um acidente de bicicleta.
O ANGi é um localizador do ciclista, detetor de acidente e sinalizador de alerta. É montado no capacete, podendo ser usado em qualquer capacete de ciclismo que cumpra com os critérios de instalação, ainda que a maioria dos capacetes Specialized já venha equipado com um sensor ANGi no seu sistema de ajuste Headset ou seja mesmo ANGi-Ready, tendo um suporte especialmente desenhado para instalar o sensor ANGi comprado em separado, como acessório.
O mecanismo emparelha com a aplicação Specialized Ride para iOS e Android e comunica por Bluetooth com o telefone.
O dispositivo, que pesa 10 gramas com uma pilha tipo moeda 2032, deteta e reporta impactos potencialmente perigosos no capacete à aplicação Specialized Ride. Características adicionais incluem notificações de início de volta e alertas com base em tempo.
Se detetar uma queda, o equipamento dá início a uma contagem decrescente que, se o ciclista estiver bem, pode parar e prosseguir o seu caminho.
A configuração predeterminada da contagem é de 30 segundos. Poderá ser ajustada esta contagem em intervalos de 15 segundos para que dure entre 15 a 90 segundos.
Se, no entanto, a contagem não for parada, o ANGi determina que o cilista está a precisar de ajuda, enviando um alerta para a lista de contactos do utilizador, com as últimas coordenadas de GPS conhecidas e a mensagem que está a precisar de socorro.
Caso o utilizador estiver fora da cobertura de rede, é possível fixar um tempo estimado para a volta de bicicleta antes de sair de casa, quando se prevê que o percurso sairá fora da cobertura de rede. Se a volta não for completada dentro do tempo estimado, o ANGi irá enviar uma notificação aos contactos do ciclista com a sua última localização conhecida.