A italiana Alkè apostou no fabrico de veículos utilitários e comerciais elétricos para utilização nos setores urbano, industrial, logístico, agrícola, turístico e offroad, adequando-se às tarefas diárias tanto de municípios e freguesias como de empresas privadas.
Os veículos da gama ATX de uso profissional estão disponíveis em centenas de variantes possíveis, válidas para todos os modelos, com cabina de 2 ou 4 lugares ou ainda com direção à esquerda ou à direita.
As viaturas estão homologadas para transitarem em estrada (categoria N1), tendo uma autonomia de 150 km.
Os veículos são projetados para suportarem cargas de trabalho superiores a 8 horas por dia. Capazes de rebocar um semirreboque, os Alkè dispõem de três dimensões diferentes de plataforma de carga personalizáveis conforme as necessidades.
A sua capacidade de carga chega aos 1.630 kg e a sua capacidade de tração vai até 2.000 kg (uso urbano) e 4.500 kg (máxima técnica).
Os ATX da Alkè podem equipar seis tipos de baterias, de chumbo-ácido (de 10 kWh e 14.4 kWh), gel (de 8.7 kWh e 13.2 kWh) e lítio (de 10 kWh e 20 kWh), com possibilidade de escolher, de acordo com as necessidades específicas de autonomia, entre baterias de alta capacidade, sistemas de recarga rápida e kit bateria de substituição rápido.
Pelo facto de serem elétricas, estas viaturas operam em ambientes fechados, em áreas de tráfego limitado, onde existam restrições ambientais ou mesmo em ruas estreitas, como as dos centros históricos, dadas as suas dimensões compactas.
Presentes em mais de 40 países, os veículos Alkè já circulam nas estradas portuguesas, sendo o seu representante nacional a Hidromaster.