Imaginada como uma rede de carregamento para veículos elétricos complementar à rede pública, a plataforma ChargeSurfing inspira-se no conceito de ‘couch-surfing’ ao oferecer soluções e ferramentas para que clientes com locais privados de acesso (restaurantes, oficinas, hotéis, centros comerciais, etc.) possam fornecer postos de carregamento alternativos sem obrigação de estarem integrados na rede pública.
Fundamental para esta solução é o fornecimento de equipamentos (wallboxes) modernas, possibilidade de cargas AC ou DC e aplicação digital para gestão do todo o processo, desde reservas temporárias de um posto de carregamento até à verificação de consumos.
A possibilidade de conceder retorno aos integrantes da plataforma ChargeSurfing é outra das suas características, prevendo o pagamento direto a quem disponibiliza o seu posto e uma comissão à plataforma. Com esta plataforma, a intenção é dar origem à disseminação de uma comunidade eléctrica, ao mesmo tempo dando origem a uma fonte de receita viável.