É a primeira competição nacional orientada pelas denominadas “energias limpas”. Na Taça de Portugal de Novas Energias – Electric Rally podem participar apenas veículos 100% elétricos ou movidos a energias alternativas.
O Electric Rally realizou-se em outubro de 2019 e marcou a história do desporto automóvel em Portugal admitindo à competição apenas viaturas de série que disputaram na variante de regularidade, sectores seletivos de rampa, rally e circuitos citadinos. A competição passou por cinco municípios portugueses de uma região para a qual a competição automobilística tem historicamente muito importância, a região de Vale do Ave.
Tendo como principal patrocinador a AMAVE- entidade que nasceu também ela de preocupações ecológicas e em prol da defesa ambiental-, a prova contribui para consciencializar o público para a importância de considerar o recurso às energias alternativas na mobilidade automóvel, bem como sensibilizar todos sobre o potencial destas tecnologias quando comparadas com a mobilidade a combustão e possibilitar, assim, que se deem passos firmes na descarbonização da mobilidade.