Miguel Vilarinho, administrador-delegado da OK! Teleseguros explica os desafios que se colocam ao setor dos seguros com os novos paradigmas da mobilidade e destaca a importância de um prémio como os Global Mobi Awards e as razões pelas quais, a empresa se decidiu associar a esta iniciativa.
1 – Por que motivo a OK! teleseguros considera relevante associar-se aos primeiros prémios para a mobilidade inteligente em Portugal?
Miguel Vilarinho: O paradigma da mobilidade está a mudar. O futuro da mobilidade passará, cada vez mais, pelos veículos movidos por energias renováveis, em que a energia elétrica terá um papel fundamental; pelos veículos autónomos, que chegarão ao mercado mais rápido do que se pensa e que representarão um grande desafio para as seguradoras, e pela adoção de sistemas de partilha de veículos, que assentam no conceito da economia partilhada.
Dados da ACAP dão conta de que, até julho de 2017, foram vendidos cerca de 921 carros elétricos, o que, comparativamente com as vendas em igual período de 2016, corresponde a um crescimento de 130%. Por outro lado, vários são os projetos relacionados com a mobilidade partilhada, empreendidos, quer por entidades privadas, quer por organismos públicos, e que já estão ao dispor dos cidadãos, tendo a adesão, por parte destes, sido muito positiva.
“A OK! teleseguros lançou o OK! Auto elétricos, criando condições especiais para atribuir um desconto exclusivo na subscrição de seguros para este tipo de veículos”
Acredito que esta consciencialização ecológica e económica já existia e que os avanços tecnológicos vêm, finalmente, permitir antever um futuro, não muito longínquo, em que a mobilidade será mais ecoeficiente, mais económica e, portanto, mais sustentável e inteligente. A aquisição de uma viatura, por exemplo, deixará de ser uma prioridade para as pessoas, que passarão a valorizar uma mobilidade sustentável e partilhada entre si.
Na OK! teleseguros, estamos focados no desenvolvimento de soluções inovadoras, que colocam as novas tecnologias ao serviço dos nossos clientes, de forma a responder e, sobretudo, antecipar as suas necessidades e expetativas. Tendo em conta as vertentes de inovação, sustentabilidade e de responsabilidade social – que são três pilares da nossa forma de estar no mercado -, não queríamos deixar de associar-nos a uma iniciativa como esta, que pretende promover e distinguir a mobilidade inteligente em Portugal, premiando o que de melhor se faz no nosso mercado.
2 – Qual a visão de uma empresa como a OK! teleseguros para o futuro da mobilidade inteligente?
MV: Hoje em dia, é comum recorrermos às tecnologias digitais para alugarmos uma casa de férias, pedir um meio de transporte, ter uma consulta médica ou fazer as compras do dia-a-dia, sejam as compras de supermercado ou os livros escolares das crianças. As pessoas estão a habituar-se a depender cada vez mais das tecnologias, e sobretudo do smartphone, para satisfazer as suas necessidades, de forma simples, rápida e cómoda.
Num futuro em que as pessoas estarão sempre online, mas serão menos consumistas e mais recetivas à mutualização de bens e à partilha de serviços, valorizando o uso e a experiência em detrimento da posse, é fundamental começarmos a pensar em plataformas de ecossistema baseadas no conceito de “Pay Per Use”, que disponibilizem um conjunto de serviços conectados que possam responder à necessidade de se encarar a mobilidade de forma mais abrangente, e oferecer, ao cliente, uma experiência integrada.
A nossa visão passa por garantir um serviço de excelência aos nossos clientes, disponibilizando produtos simples, acessíveis e inovadores, através das novas tecnologias. Desta forma, alinhado com esta nossa visão, tem havido uma preocupação constante na definição dos novos projetos com a crescente dependência das pessoas em relação à tecnologia, associada a uma nova forma de estar mais sustentável e socialmente mais responsável.
Temos sido pioneiros em acompanhar as novas tendências dos consumidores no que refere à mobilidade, com o lançamento de produtos e serviços inovadores que contribuem para a poupança dos seus clientes, recompensando-os em função dos seus comportamentos. São os casos, no seguro automóvel, do OK! GPS, que assenta no conceito “Pay As You Drive” (PAYD), no qual devolvemos parte do valor do seguro aos bons condutores na renovação das suas apólices e da app OK! drive you, que, para além de permitir testar e melhorar comportamento de condução, oferece ainda descontos adequados ao perfil de condução dos utilizadores na subscrição de um novo seguro automóvel.
Ainda assim, temos o enorme desafio nos próximos anos de desenvolver produtos e serviços que deem resposta a esta nova abordagem à mobilidade.
3 – Para o setor dos seguros automóveis, quais são os principais desafios da mobilidade elétrica e de uma nova cultura de mobilidade?
MV: Mais do que adequarmos os nossos produtos e serviços a este novo segmento de veículos, é urgente adaptarmo-nos a esta nova visão de mobilidade mais consciente e sustentável e encontrar soluções inovadoras, que consigam ir ao encontro de uma nova forma de estar, em que se privilegia uma economia partilhada e se opta pelos sistemas de partilha de veículos.
É assim importantíssimo encontrar soluções que permitam segurar o cliente desde o momento em que este sai de casa até ao momento em que regressa, independentemente do meio de transporte que utiliza para se deslocar nas suas atividades diárias e que pode, inclusivamente, variar de dia para dia, podendo essas soluções assentar, como referi anteriormente, no conceito de se pagar apenas o que se utiliza e quando se utiliza.
Existe um paradoxo que está na base da maioria dos seguros e que consiste no facto de as pessoas terem a perceção de que pagam algo que esperam não ter que utilizar, sendo que, nalguns casos, os seguros podem efetivamente nunca ser acionados e, portanto, a perceção das pessoas é a de que estão apenas a gastar dinheiro.
No caso dos seguros automóveis, as pessoas demonstraram alguma frustração por serem obrigadas – obrigadas, porque o seguro automóvel é um seguro obrigatório por lei – a pagar algo que não é tangível e que podem nunca ter necessidade de acionar. Para além disso, apesar de o contrato prever a proteção do veículo – e das pessoas seguras, se for o caso -, durante 365 dias/ano, as pessoas podem apenas circular com o veículo metade desses dias ou somente ao fim de semana, mantendo a viatura guardada numa garagem privada durante o restante tempo, sentindo assim que pagam mais do que aquilo que realmente precisam.
Talvez estes desafios nos tragam igualmente a oportunidade de desenvolvermos soluções que venham também alterar a perceção das pessoas em relação aos seguros e criar uma relação mais positiva com o setor.
4 – A OK! teleseguros tem já uma oferta desenhada para clientes com carros elétricos. Quais são as características e especificidades dessa oferta?
MV: A pensar nos clientes que já adotaram a tecnologia dos veículos (carros e motas) 100% elétricos, a OK! teleseguros lançou o OK! Auto elétricos, criando condições especiais para atribuir um desconto exclusivo na subscrição de seguros para este tipo de veículos e disponibilizar parcerias e garantias adaptadas aos mesmos.
Entre as principais garantias, estão o reboque até ao posto de carregamento rápido mais perto do local onde a viatura se encontra descarregada; o enquadramento, na Responsabilidade Civil Automóvel, de indemnizações de danos, causados a terceiros, resultantes da utilização de cabos no carregamento de veículos elétricos e preços convencionados no aluguer de viaturas convencionais a combustão, para os períodos de férias. Esta última garantia fará sentido em alturas em que os clientes percorrem mais quilómetros para se deslocarem para os seus destinos de férias, enquanto a autonomia dos veículos elétricos se mantiver nos limites atuais.
Adicionalmente, celebrámos recentemente uma parceria com a Zeev – uma empresa especialista na oferta de soluções e serviços que incorporam energia renovável e mobilidade elétrica para empresas e particulares e uma referência no setor em que atua -, que nos permite oferecer aos nossos clientes descontos em carregadores domésticos, kits fotovoltaicos e scooters elétricas.
De referir ainda que estamos a apoiar a EcoKart Portugal – um projeto pioneiro português, que aposta na área dos desportos motorizados sem emissões poluentes e que está a desenvolver uma frota de karts ecológicos, que será utilizada na realização de ações que pretendem, sobretudo, promover uma mobilidade mais verde; sensibilizar os cidadãos, em geral, para as questões ambientais e apoiar instituições de solidariedade social. No âmbito desta parceria, estão a realizar-se eventos por todo o país, com o objetivo de proporcionar à população a experiência de condução do primeiro kart elétrico de dois lugares português. Algumas das edições – as EcoVoltas Solidárias – pretendem ainda apoiar projetos de solidariedade social e angariar receitas que revertem a favor dos mesmos.
5 – Que novas áreas de negócio se podem abrir para uma empresa como a OK! teleseguros no contexto de uma nova cultura de mobilidade.
MV: Como tive oportunidade de referir anteriormente, esta nova cultura de mobilidade irá, sem dúvida alguma, redefinir os modelos de negócio das empresas. É preciso enfrentar o desconhecido e fazer parte desta “revolução”, de forma a podermos caminhar para um mundo mais sustentável e todos, enquanto indivíduos e enquanto parte de uma empresa com responsabilidade social, temos um papel a desempenhar.
Enquanto seguradora que pretende estar sempre “um pouco mais à frente” – como comunicamos, aliás, na assinatura da marca -, a OK! teleseguros irá com toda a certeza ajudar na aceleração destes processos, com a criação de novas soluções intimamente ligadas à mobilidade e promoção de estilos de vida sustentáveis e saudáveis.
Temos, inclusivamente, já um exemplo disso mesmo. O OK! Saúde GO, que lançámos em 2017, é um programa baseado no conceito “Pay As You Live”, que pretende promover comportamentos que contribuam para um estilo de vida mais saudável e recompensar quem os adota na realidade. Quanto mais andar, maior será o desconto que o cliente alcançará na renovação do seu seguro de saúde.
Em relação à temática da mobilidade inteligente, para já, queremos criar soluções mais flexíveis, que se adequem a este novo estilo de vida mais sustentável e socialmente responsável, que é coerente com a nossa própria forma de estar.