Precursor da entrada da BMW na mobilidade elétrica, o i3 recebeu muito recentemente uma atualização importante a vários níveis, incluindo uma bateria mais potente, com 94 Ah.
Com um estilo pouco convencional, destaca-se pelas dimensões compactas e pelo formato de mini-monovolume, com posição de condução elevada e portas traseiras de abertura ‘suicida’ (em sentido oposto às da frente). Ao formato vanguardista, juntam-se ainda as jantes de liga leve de 19″ e 20″ disponíveis em diversos estilos, com a particularidade de os pneus dianteiros serem mais estreitos.
Com a bateria de 94 Ah, o i3 passa a dispor de maior capacidade e de maior autonomia, com a marca a homologar, em ciclo NEDC, um total variável entre os “290 e os 300 km”, com um tempo de carregamento de cerca de 10 horas numa tomada doméstica de 16 A, reduzindo-se para 3,5 horas numa ‘wallbox’ (adquirida opcionalmente) e, por fim, num posto de carga rápido, pode ‘encher’ até 80% da bateria em cerca de 45 minutos. O consumo médio é de 13,1-13,6 kWh, de acordo com a marca alemã.
Quanto ao motor, trata-se de uma unidade síncrona permanente com uma potência de 125 kW (170 CV), com 250 Nm de binário instantâneo, ao passo que a bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 27.2 kWh. A gama do i3 passou também a dispor de uma variante mais desportiva, denominada i3 S, com 184 CV/135 kW e mais 20 Nm de binário que melhora as acelerações. Além disso, dispõe de novos acertos técnicos para um comportamento otimizado.
Os preços do i3 iniciam-se nos 43.510€ e os do i3 S nos 47.290€.