A Volkswagen tem aumentado o coeficiente de eletrificação na sua gama, propondo cada vez mais modelos deste género. Para quem não abdica da comodidade de poder fazer viagens de longas distância, a Volkswagen tem os modelos de sigla GTE, que faz uma ligação entre o mundo desportivo dos GT e o ambientalmente sustentável dos elétricos (E).
Um dos exemplos disso é o Passat GTE (em versões berlina e carrinha), que recorre a um sistema idêntico ao do Golf GTE, com a união de um motor 1.4 TSI de 156 CV a um motor elétrico de 116 CV para uma potência conjunta de 218 CV. Com uma bateria de iões de lítio de 9.9 kWh, a autonomia elétrica anunciada é de 50 km, recorrendo a um sistema como o do Golf GTE para guardar a carga da bateria para utilização posterior e função desportiva GTE.
Nota, ainda, para a existência de conectividade pelo smartphone para controlo de diversas funções, graças ao serviço Car-Net e-Remote. Sendo a bateria de maior capacidade, os tempos de carga são ligeiramente maiores, com um tempo de 4h15m para uma carregamento completo numa tomada de 2.3 kW ou de 2h30m numa tomada de 3.6 kW. Os preços do Passat GTE iniciam-se nos 48.007 euros no caso da berlina e nos 51.040 euros na carroçaria Variant.