A Ecokart Portugal é uma plataforma informal de pessoas e entidades que partilham o objectivo de promover a mobilidade e os desportos motorizados sustentáveis. Para isso, promove acções de sensibilização que permitem ao público experienciar actividades divertidas e contribuir para um futuro sustentável.
O seu mais recente projeto é o kart elétrico G2 ISEL, concebido em parceria com os alunos do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), demonstrando a validade da mobilidade elétrica aplicada ao desporto. Para António Gonçalves Pereira, mentor desta plataforma, o G2 ISEL demonstra que ‘brincar’ aos karts pode ser ecologicamente sustentável.
Tendo como termo de comparação um kart a gasolina tradicional dos kartódromos – de 270 cm3 de embraiagem centrifuga -, o G2 ISEL pode ser adaptável e programável por computador, dando ao utilizador a possibilidade de utilizar diferentes tipos de acerto de potência.
Em termos de custo, tendo atualmente um valor de conversão na ordem dos 6500 euros, o G2 ISEL é proposto para os kartódromos com diferentes tipos de investimento, podendo escolher o número de packs de baterias que quer e com isso ter mais ou menos potência ou maior autonomia. O nível intermédio, proposto de base, tem uma autonomia de 40 minutos em indoor e de 30 minutos em outdoor.