Originária do Brasil, sendo a sua grande acionista de referência o Grupo Porto Seguro, a Parpe é, de acordo com a sua própria descrição, líder de mercado no país da América Latina e procura agora dar os seus primeiros passos na Europa. A ‘porta de entrada’ escolhida foi o mercado português, a partir do qual irá efetuar a sua expansão no Velho Continente.
Além do carsharing ‘peer-to-peer’, a Parpe oferece ainda soluções de aluguer automatizado (‘Automated Rental’, em inglês), disponibilizando uma aplicação que possa dar acesso a qualquer pessoa a automóveis semi-novos de forma completamente automática e simplificada.
Com recurso a software relativamente simples, como um recetor GPS e conectividade 4G, esta tecnologia permite recolher uma série de dados, como o trancamento do veículo, estado do depósito ou da carga da bateria, imobilizador e estado da ignição.
Uma das virtudes do sistema seria o de permitir, por exemplo, a existência de test-drives a qualquer hora do dia e durante 24 horas. O método é simples: baixando a aplicação e fazendo o registo, o cliente pode depois ensaiar o carro, respeitando regras – de bom senso – como não deixar o país, não fumar no interior do veículo ou deixar o mesmo nível de combustível de partida.