Empresa jovem e inovadora, a UOU Mobility está a dar passos importantes no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica, com o VEDUR (Veículo Elétrico de Distribuição Urbana) a ser um dos seus primeiros contributos.
Comummente apelidado ‘ovo’ pelo seu formato redondo, o VEDUR foi colocado ao serviço dos Correios de Portugal (CTT) na cidade de Aveiro, tendo um importante meio de divulgação da sua visão de mobilidade elétrica. A parceria entre as duas empresas prepara-se para ser reforçada, depois dos testes bem-sucedidos com o VEDUR na cidade nortenha, e a UOU Mobility vai também dar passos para a diversificação da sua estratégia de mobilidade sustentada.
Em termos técnicos, este veículo distingue-se pelas suas três rodas, sendo um triciclo, e duas ‘viseiras’ que, quando fechadas, encapsulam carga e transportador. A cobertura é de fibra de vidro e policarbonato, anunciada como inquebrável, tendo por vantagem proteger o carteiro. A sua autonomia está estimada em 45 quilómetros e 230 paragens, podendo transportar até 75 kg de carga.
Quanto à velocidade máxima, atendendo à utilização citadina, apresenta um valor de 45 km/h. O carregamento, de acordo com o site da UOU mobility, pode ser feito em qualquer tomada doméstica.