Evitando soluções dispendiosas típicas de um híbrido plug-in, sobretudo num segmento em que o custo é determinante, a Suzuki escolheu para o seu novo Swift um novo sistema que permite baixar as emissões e os consumos e dar uma ajuda às prestações de forma relativamente simples e acessível.
Assim, o Swift na sua configuração SHVS recorre a um usual motor de combustão, neste caso uma unidade a gasolina de 1.0 litro sobrealimentado de três cilindros (BoosterJet), que surge associado a um pequeno motor/gerador elétrico de apenas 3 CV e a uma bateria de iões de lítio que se carrega unicamente nas fases de travagem ou com a inércia. A marca dá-lhe o nome de Smart Hybrid Vehicle by Suzuki (SHVS). O motor de combustão é auxiliado pelo tal motor/gerador elétrico nas fases de aceleração quando se exige mais ao conjunto, apresentando 111 CV de potência máxima.
Este conjunto, sendo compacto e leve, mantém o peso sob controlo, tendo ainda o condão de aproveitar melhor o sistema start-stop, que é assim mais eficaz nas tradicionais situações de para-arranca. O consumo médio anunciado para este modelo é de 4,9 l/100 km. Já o preço de partida deste compacto modelo nipónico é de 17.949€ (com desconto de campanha comercial).