Inaugurada a era da eletrificação na BMW por via da subgama ‘i’, a marca bávara decidiu estender muita da tecnologia desenvolvida nos i3 e i8 aos modelos de gama ‘comum’, atribuindo-lhes a denominação iPerformance.
Esse é o caso também da nova geração do Série 5, que chega com uma versão Plug-in híbrida, a 530e iPerformance, que conta com uma versão modificada do motor a gasolina do 530i (184 CV e 290 Nm), que se vale da tecnologia de sobrealimentação e de injeção direta, em associação a um motor elétrico de 113 CV e 250 Nm de binário máximo disponível do arranque até às 3170 rpm.
Para tornar o sistema motriz mais compacto, a BMW situou o motor elétrico no meio do bloco a gasolina e da caixa automática Steptronic de oito velocidades, aumentando dessa forma a rigidez e agilidade dinâmica para uma potência combinada de 252 CV e uma autonomia em modo totalmente elétrico de 47 a 48 quilómetros. O consumo médio homologado varia entre os 2,1 e os 2,2 l/100 km e as emissões de CO2 são de 47 a 49 gramas por quilómetro.
Com muita tecnologia de ponta, como o conjunto multimédia e os assistentes de segurança, o 530e iPerformance conta com uma bateria de iões de lítio de 9.2 kWh, que pode ser carregada numa tomada doméstica de 16 A em pouco menos de três horas. Encontra-se localizada sob o piso da bagageira, encurtando-a dos 530 litros para 410 ltitros.
Os preços começam nos 64.390€ para a versão sem patilhas atrás do volante e nos 64.550€ para a que apresenta as patilhas para a troca de mudanças.