A UOU mobility, jovem startup de São João da Madeira, apresenta nas duas rodas aquele que é o seu próximo esforço no campo da mobilidade sustentada, na forma de uma bicicleta elétrica que tem como objetivo uma rede de partilha.
Assim, a bicicleta tem uma solução integrada assente em GPS e GPRS que lhe permite ser ‘estacionada’ de forma virtual, um pouco à imagem do que já fazem algumas companhias do género que dispensam infraestruturas físicas para os procedimentos de levantamento ou de entrega. Desta forma, agiliza-se o processo de aluguer da bicicleta.
A bicicleta está pensada para ser eficiente e leve, com o quadro a ser feito em alumínio, enquanto as rodas têm uma estrutura em magnésio. O motor elétrico de 250 Watts está integrado na roda traseira com um sensor de binário a avaliar de forma contínua o esforço do utilizador, ativando o motor elétrico auxiliar sempre que necessário. Sem grandes necessidades de manutenção e sem correia, a UOU bike confia ainda nos seus sensores avançados para gerir a carga da bateria de iões de lítio, fornecida pela Samsung. A autonomia ronda os 60 quilómetros, de acordo com a UOU.