Trata-se de um projeto centrado na criação de comunidades em bairros de cidades de vários países. Em Portugal, a iniciativa envolve a população da cidade do Fundão, numa fase piloto, e procura sensibilizar os cidadãos para a melhoria da mobilidade nas cidades. O MUV (Mobility Urban Values), pela Bag Consulting, candidata-se aos Global Mobi Awards na categoria Cidadania.
O projecto centra-se na criação de comunidades de bairro que, através de jogos, estejam interessadas em alterar os seus comportamentos de mobilidade, tornando-os mais sustentáveis. Já implementado em bairros de Amsterdão, Barcelona, Ghent, Helsínquia e Palermo.
No Fundão a comunidade tem procurado discutir questões importantes no contexto local, como a ligação entre mobilidade e acessibilidade, ou os desafios da mudança dos padrões de mobilidade em contextos onde a oferta de transporte público não é abundante. O objectivo passa pela exploração das soluções que resultem dos dados da interacção dos cidadãos com o MUV para melhorar o planeamento da mobilidade urbana. Todo o trabalho desenvolvido é feito de uma forma colaborativa, partindo das necessidades dos cidadãos e da sua vontade de melhorar a qualidade de vida. A ideia é criar políticas orientadas para as pessoas e as suas necessidades de deslocação e mobilidade minimizando a relevância da utilização do automóvel.
Através de uma aplicação para smartphone, o percurso dos utilizadores é criado com pontos chave que promovem novos hábitos de mobilidade. Os utilizadores podem jogar aceitando estas “missões” que se traduzem em comportamentos mais amigos do ambiente e em pontos. Estes pontos somados valem maior destaque para o “jogador” na comunidade MUV que vai passando por vários níveis.