O beÁgueda é um projeto de uso partilhado de bicicletas elétricas de Águeda e candidata-se na categoria Cidades. Trata-se de um projeto piloto inovador que visa promover a utilização das bicicletas elétricas por todos os munícipes, possibilitando que as suas deslocações na cidade se realizem sem esforço.
O Município lançou o desafio para o desenvolvimento de uma solução de mobilidade mais inteligente e eficaz no serviço ao cidadão. Integrando diversos setores do conhecimento e dimensões de desenvolvimento tecnológico, a nova geração das beÁgueda alia o design a ferramentas utilitárias que ajudam o utilizador nas suas deslocações diárias (rastreando os trajetos, km realizados, etc) e apoiam o decisor na gestão do espaço público. Para além disso, permitem uma nova interação tecnológica (desenvolvimento de APP) e contribuem para o cumprimento das metas de sustentabilidade estabelecidas, nomeadamente ao nível da redução das emissões de CO2.
A nova geração de beÁgueda foi estudada em conjunto com a população e o LNEC, desenvolvida por empresas locais, e integrada numa visão mais alargada de mobilidade sustentável e mais inteligente para a cidade e para a região.