A Honda candidata-se aos Global Moby Awards na categoria de Tecnologias de Apoio com a i-MMD, uma tecnologia exclusiva que permite mudar entre três modos de condução de forma automática e inteligente promovendo um alto nível de eficiência.
Estes modos compreendem: modo EV, no qual o conjunto de baterias de iões de lítio alimenta o motor elétrico de propulsão; modo híbrido, onde o motor de combustão fornece energia ao gerador que, por sua vez, a fornece ao motor elétrico; e o modo de motor de combustão, em que este está ligado diretamente às rodas motrizes através de uma embraiagem de bloqueio.
Em condução urbana, o CR-V Hybrid alterna entre modo híbrido e modo EV, oferecendo a melhor eficiência. Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador. O modo EV oferece uma propulsão exclusivamente elétrica e dá ao CR-V uma autonomia sem emissões de cerca de 2km, consoante as condições de condução e a carga do conjunto de baterias.
O modo de motor de combustão é o mais eficiente para a condução a alta velocidade de cruzeiro e pode ser complementado por uma intensificação “a pedido” pelo motor elétrico que complementa o binário do motor de combustão, em determinadas condições.
O “cérebro” do software do sistema i-MMD decide quando alternar os modos de forma a maximizar a eficiência, mas sem perturbar a condução ou exigir que faça algum esforço de condução adicional.
Os vencedores dos Global Mobi Awards by PRIO serão conhecidos no próximo dia 18 de fevereiro.