O Instituto de Telecomunicações concorre aos Global Mobi Awards by Prio com o projecto PASMO – Plataforma Aberta para o desenvolvimento e experimentação de Soluções de Mobilidade.
Ter um sistema de transportes eficiente, seguro e amigo do ambiente é uma das grandes preocupações da sociedade actual. Operar sob uma lógica de esforço integrado entre governo regional e nacional, empresas e entidades públicas, contemplando os aspectos tecnológicos e científicos, é fundamental para o sucesso. O PASMO prevê a concepção, implantação e funcionamento de um laboratório vivo que permite validar equipamentos, aplicações e serviços no âmbito da mobilidade rodoviária urbana e inter-urbana. Existem já parcerias com a Câmara Municipal de Ílhavo, com a ASCENDI e com outras entidades que colaboram na instalação de equipamentos.
A plataforma PASMO é constituída por três subsistemas que espelham as diferentes camadas dos sistemas inteligentes de transportes: coleta de dados (estradas e recursos veiculares), transferência de dados (telecomunicações e infraestrutura de dados) e aplicações. Estes componentes, com equipamentos, interfaces e dados abertos, estão integrados e disponibilizados a empresas e outras entidades, para experimentação.
A PASMO pretende criar sistemas de transportes inteligentes com continuidade geográfica, padronizados e com interoperabilidade dos serviços. Este projeto ambiciona a criação de sistemas cooperativos de Internet das coisas de larga escala, geograficamente distribuídos, abrangendo domínios de aplicação heterogéneos. Seguindo os objetivos gerais do programa SAAC– Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, o projeto PASMO irá fomentar o desenvolvimento de produtos e serviços de uma grande variedade de empresas: desde as que desenvolvem serviços e equipamentos para sistemas inteligentes de transportes, aos operadores de transportes e de telecomunicações e até a empresas de monitorização ambiental. Fomentará ainda a atração de empresas para a região centro, reforçando parcerias de desenvolvimento de novos produtos e promovendo o fortalecimento do tecido empresarial através das ligações potenciadas pelo projeto.