A ReGen é uma startup de Aveiro que desenvolveu um sistema que visa aumentar o alcance de automóveis elétricos e híbridos através da produção de energia usando fontes naturais, quer enquanto o automóvel se encontra em deslocação, que enquanto está parado.
A tecnologia da RenGen recolhe, além da energia solar, energia calorífica e da força do vento, enquanto o automóvel está a circular para, dessa forma acrescentar autonomia aos veículos elétricos e híbridos, capacitando os veículos para fazerem viagens mais longas.
O protótipo desenhado pela ReGen revelou a capacidade de aumentar a autonomia de um automóvel elétrico até 20%.
O sistema está em ligação a um software que realiza a contabilização de energia produzida num determinado trajeto percorrido.
A equipa, que beneficou do programa de alavancagem StartUP Voucher 2018, desenvolveu durante um ano os protótipos dos sistemas que idealizou. Das prototipagens resultou o registo de um pedido de patente que, neste momento, se encontra em processo de internacionalização.
A empresa pretende licenciar a tecnologia a empresas fornecedoras das marcas automóveis e levantar capital para desenvolvimento de um produto viável mínimo (MVP -Minimum Viable Product) passível de ser replicado em série e de aprovação de certificação pelo IMT (Instituto de Mobilidade e Transportes).