Relativamente ao seu antecessor, o novo Suzuki Swift apresenta várias evoluções, entre as quais se destacam a sua maior leveza (120 kg mais leve para um total de 840 kg) e maior economia.
O motor a gasolina 1.2 Dualjet possui cilindros mais compactos que alcançam uma taxa de compressão maior, tendo ainda sido equipado com EGR (Exhaust Gas Recirculation) e injeção dupla, que se combinam com outros elementos para conseguir uma média de 5% de economia no consumo de combustível face ao 1.2 Dualjet anterior.
O Swift vem equipado com o sistema SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki) da Suzuki, o que o torna num mild-hybrid ou semi-híbrido.
O SHVS consiste num sistema híbrido otimizado para veículos compactos que incorpora um ISG (Integrated Starter Generator), que funciona como um gerador e como motor elétrico, e uma bateria de iões de lítio de 12v. Em situações que requerem um elevado consumo de combustível como ao arrancar ou acelerar, o SHVS ajuda a reduzir o consumo ao proporcionar suporte do motor elétrico utilizando a eletricidade gerada através da travagem regenerativa. Porque o ISG utiliza uma correia em vez do convencional motor de arranque, para reiniciar de novo o motor após uma paragem automática, a ignição é mais silenciosa e suave.
A variante Mild Hybrid tem um CO2 médio de 113 g/km, ficando os consumos médios na casa dos 5,0 l/100 km.
O Swift tem 265 litros de capacidade de bagageira, o que pressupõe um aumento de 54 litros (ou mais 25%) em relação ao Swift atual. A bagageira é 75 mm mais larga e a otimização do seu desenho permitiu aumentar a sua capacidade sem sacrificar o estilo num modelo que mede 3,840 mm de comprimento.
A gama Swift está disponível a partir de 15.254 euros, valor com campanha de comercial e sem despesas administrativas e pintura metalizada, para a versão 1.2L 5MT GLE 2WD Mild Hybrid.