Candidata aos Global Mobi Awards by PRIO na categoria Cidades, Viseu conta com o MUV, um novo conceito de mobilidade.
Com um modelo de desenvolvimento local focado na qualidade de vida das pessoas e na aposta em recursos adequados de mobilidade sustentável, Viseu é considerada uma smart city, com cluster tecnológico e uma cidade jardim com espaços de lazer e potencial turístico. A cidade tem reforçado a aposta num sistema de transportes integrado, melhor equipado, mais eficiente, mais confortável e mais ecológico. O MUV representa uma forma de olhar a cidade que pretende envolver os viseenses, captar novos utilizadores de transportes públicos e promover a mobilidade suave.
A cidade construiu um modelo de mobilidade eficiente e inovador, que procurou a reestruturação dos transportes públicos, a integração dos modos suaves e a renovação da política de estacionamento. Desta forma foi criado o MUV que tem como principais componentes o “BUS”, o “STOP BUS”, o “Viriato”, o Funicular, o “Bike”, o “Park & Ride” e o “DRT”.
A par dos seis principais eixos referidos, Viseu investiu na melhoria de infraestruturas de mobilidade da cidade, nomeadamente com a criação do novo “Centro de Operações para a Mobilidade de Viseu (COMV)” e “Interface” (ambos com sistema de gestão integrado e inteligente), a inserção de postaletes, a implementação do programa “Viseu Seguro” objetivando o aumento da segurança rodoviária do concelho e a implementação de um projeto de educação ambiental “Viseu Educar para a Mobilidade Sustentável”.
O objetivo final do Município de Viseu com o desenvolvimento de todas estas iniciativas, que contribuirão para a meta de redução superior a 96 000 ton/ano de CO2 até 2030,será a melhoria da qualidade dos serviços prestados de mobilidade nas suas diversas vertentes, a promoção da sustentabilidade energética e ambiental, a promoção da Sociedade da Informação e do Conhecimento e a promoção do envelhecimento ativo e saudável do concelho.