A aposta do Grupo Águas de Portugal na mobilidade elétrica levou à aquisição de uma frota para substituição das viaturas operacionais. É com esta iniciativa de compromisso com a sustentabilidade que o AdP se candidata aos Global Mobi Awards na categoria Empresas/Organizações.
A iniciativa é um dos principais objectivos do Plano de Eficiência e de Produção de Energia do AdP lançado em 2017. A nova frota é constituída por 127 veículos ligeiros (76 de passageiros e 51 de mercadorias) para substituir viaturas operacionais com mais de 8 anos de idade média e com mais quilometragem, que produzem mais emissões de gases com efeito de estufa e têm maiores consumos de combustível. Os percursos operacionais diários não representam qualquer constrangimento para os veículos elétricos cuja autonomia se adequa às exigências. Com a sua introdução, o Grupo prevê uma redução, a quatro anos, das respetivas emissões de GEE em 533,234 toneladas e do consumo de combustíveis em cerca de 660 mil litros. O Grupo instalou também 137 pontos de carregamento de veículos elétricos nas suas instalações de norte a sul do país.
A estratégia de introdução da mobilidade elétrica no Grupo AdP integra medidas complementares como o projeto piloto de aplicação do modelo de certificação energética de frotas a veículos da frota de serviço do Grupo, a formação de colaboradores em ecocondução e a georreferenciação da frota operacional.