Para além de estacionamento gratuito por toda a Lisboa, os utilizadores de carsharing terão agora 61 lugares exclusivos para este meio de transporte.
Lisboa quer converter-se numa cidade de referência a nível europeu no apoio à mobilidade partilhada, contando já com mais de 16 empresas especializadas em serviços de sharing para servir os habitantes da capital.
Uma das mais recentes medidas foi o alargamento dos lugares exclusivos para estacionamento para viaturas de partilha.
Todos os espaços dedicados à partilha de veículos estarão identificados com a placa de estacionamento “P” e a inscrição “Veículos automóveis afectos a sharing”.
A Emov, o único dos operadores de carsharing com uma frota de 150 veículos integralmente elétricos, disponibiliza na sua app todos esses 61 locais de estacionamento.
A maioria dos espaços estará disponível por 24 horas, mas parte destes 61 lugares funcionará nos horários inativos das zonas de cargas e descargas. Lisboa converte-se assim numa referência no que respeita o apoio ao transporte e a uma nova forma de mobilidade que chegou para mudar a maneira como os lisboetas se movem e desfrutam da cidade.
Comentando este alargamento dos lugares exclusivos para automóveis partilhados, Ignacio Román, diretor-geral da Emov Espanha e Portugal, considera que se trata de um “grande passo” que “posiciona Lisboa na mira da inovação à altura de grandes cidades como Nova Iorque ou Munique”, salienta.