A petrolífera Prio irá investir um milhão de euros no desenvolvimento de projetos de inovação ao longo deste ano, mediante o seu apoio ao programa internacional Jump Start, que vai na sua segunda iniciativa e que visa ‘acelerar’ o estabelecimento de startups, lançado em parceria com a imatch.
As startups candidatas vão ter oportunidade de apresentar ideias empreendedoras nas áreas de energia, sustentabilidade e tecnologia, para responder a três desafios apresentados pela Prio, nomeadamente nas áreas de Postos do Futuro (como integrar postos de abastecimento de energia nas Cidades do Futuro?), Economia Circular (como desenvolver mais soluções de mobilidade sustentável e energia verde?) e, por último, Experiência do Consumidor 2.0 (como colocar soluções de mobilidade e energia no coração e na ponta dos dedos do cliente?).
As candidaturas estarão abertas até 28 de maio no site do programa Jump Start. À semelhança do ano passado, o programa está aberto a startups de todo o mundo.
Após o período de candidaturas, 20 startups serão selecionadas para trabalhar a sua proposta de valor no bootcamp intensivo, a decorrer nos dias 14 e 15 de junho. No decorrer deste bootcamp, serão escolhidas as 10 finalistas que serão acompanhadas pela Prio e pela imatch em sessões de mentoria com o objetivo de adaptar as suas soluções inovadoras a negócios como o da Prio.
As semanas de mentoria culminarão no pitch training, a decorrer no dia 4 de julho, e na final, no dia 6 de julho, de onde sairão as três grandes vencedoras. Cada vencedora poderá contar com 10.000€ de valor base para implementar o seu piloto, acesso a uma bolsa de implementação com base na avaliação do modelo de negócio e apoio permanente da equipa Prio. A edição deste ano contará também com pitches em carros elétricos na fase de candidaturas e no avião acrobático Prio, comandado pelo piloto de acrobacias Luís Garção, para os cinco melhores finalistas.
Para Cristina Borges Correia, diretora de Inovação da empresa, “o Jump Start e as novidades deste ano, associadas ao investimento previsto em inovação, demonstram bem a nossa vontade de continuar a trazer novidade aos setores da energia e mobilidade nacionais. Temos por objetivo oferecer mais valor aos nossos clientes, tornar o nosso negócio mais amigo do ambiente e preparar a Prio para as grandes tendências do futuro”.