A rede de bicicletas GIRA cresceu com o estabelecimento de novas estações em Alvalade, Avenidas Novas e Parque das Nações, sendo já um total de 43 pontos de interação e 409 bicicletas.
Além das novas estações, o sistema irá implementar também algumas novidades, com a EMEL a pretender ir ao encontro de algumas sugestões dos utilizadores do serviço, ao mesmo tempo que procura promover a adoção deste novo modo de transporte pelos residentes e visitantes da cidade.
Assim, a duração dos períodos de viagem passa para 45 minutos, em vez dos anteriores 30 minutos para os passes anual e mensal e de 60 minutos no passe diário. Mantêm-se as três modalidades de adesão: o Passe Anual e o Passe Mensal, destinados apenas a residentes em Portugal e para utilizações frequentes; e o Passe Diário, vocacionado para turistas e para quem pretende experimentar o sistema sem compromisso.
Outra melhoria que resulta da auscultação dos utilizadores é a redução do período de espera entre viagens. Nos passes anual e mensal o tempo de espera desce de 15 para 5 minutos; no passe diário haverá também uma espera de 5 minutos entre cada viagem, em vez dos anteriores 30 minutos.
Aos valores de adesão ao serviço, acrescem tarifas de utilização que têm como objetivo promover a realização de viagens pendulares. No entanto, como forma de premiar os primeiros subscritores do serviço, a isenção de pagamento do primeiro período de viagem será alargado por mais três meses, terminando em 31/03/2018. No caso do passe diário e como forma de potenciar a experimentação do sistema, o valor de subscrição será de 2€ por 24h até 31/03/2018 e inclui o primeiro período de 45 minutos; o segundo período terá um valor de 2€.
Ao todo o projeto já conta com 43 estações distribuídas por algumas das principais artérias da cidade, incluindo a Alameda dos Oceanos, Av. Fontes Pereira de Melo, Praça Duque de Saldanha, Av. António Augusto de Aguiar, Av. Duque de Ávila, Av. República, Av. Barbosa Du Bocage, Campo Grande e Av. do Brasil.
A EMEL acredita que “este projeto é um importante contributo para transformar Lisboa numa cidade mais acessível e com melhor ambiente, estando a dar continuidade aos trabalhos para a abertura de novas estações durante o primeiro trimestre de 2018”. Desde 19 de setembro, altura em que iniciou a exploração comercial da rede Gira, foram realizadas já mais de 26.000 viagens e subscritos mais de 2000 passes, de acordo com informações prestadas pela Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa.