A Tesla pode ter chamado a atenção para a eletrificação dos camiões pesados, mas as marcas tradicionais neste segmento é que já têm tecnologia pronta para atender às necessidades dos clientes, tornando o transporte de mercadorias mais ecológico. É o caso da Volvo Trucks, que lançou o seu primeiro camião elétrico, o Volvo FL.
A Volvo Trucks (que já não tem nada que ver com a marca de automóveis do mesmo nome) tinha desenvolvido motores elétricos para os seus autocarros, e agora finalmente instalou esta tecnologia num veículo de mercadorias. O FL elétrico vai ser usado primariamente num ambiente citadino, com um peso bruto de 16 toneladas, para transporte de cargas comerciais ou de resíduos urbanos.
O Volvo FL tem várias configurações de bateria à escolha, conforme as necessidades do cliente, entre 100 e 300 kWh. Esta última tem energia 300 km de autonomia e demora duas horas a ser recarregada com carga rápida. O motor elétrico tem uma potência máxima de 252 cv e um binário de 425 Nm, controlado por uma caixa de duas velocidades. O camião sueco fica agora mais silencioso a fazer entregas noturnas, ou a recolher o lixo.