Já se conhecendo praticamente todos os detalhes da gama ID.3 da Volkswagen, o primeiro elétrico da marca alemã com base na plataforma MEB será oficialmente lançado em Portugal do longo do Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE), que terá lugar nos dias 19 e 20 de setembro, em Lisboa.
Organizado pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, o ENVE é o maior evento dedicado à mobilidade elétrica em Portugal, centrando-se este ano em Lisboa depois de percorrer várias cidades do país nos últimos anos. A sua realização na maior cidade nacional insere-se no contexto de Lisboa como Capital Europeia Verde, estando prevista a sua realização na Praça do Império (junto aos Jerónimos) no fim de semana de 19 e 20 de setembro.
O ENVE é visto como um momento de partilha de novas experiências de mobilidade e contará com a presença de utilizadores de variados veículos elétricos, para além de proporcionar diversas atividades aos visitantes.
No que diz respeito ao ID.3, este será o primeiro Volkswagen baseado na recém-desenvolvida plataforma modular elétrica (MEB). Combina uma estética moderna com as dimensões de um compacto, com a marca a referir uma abordagem “Open Space” do interior para uma maior habitabilidade.
Disponível no lançamento como série limitada First, o ID.3 tem uma autonomia máxima de 420 quilómetros, sendo a potência transmitida do motor para o eixo traseiro através de uma caixa de uma velocidade. O ID.3 First, equipado com bateria de 58 kWh, permitirá carregamentos AC de 11 kW e DC de 100 kW. Obtêm-se assim, em apenas 30 minutos, cerca de 290 km de autonomia com uma potência de carga de 100 kW.
A Volkswagen oferece uma garantia de oito anos ou 160.000 km para as baterias do ID.3. Os preços do ID.3 First começam nos 38.017 euros (sem despesas administrativas ou de transporte).