Mais do que nunca, a inovação tecnológica, a digitalização e a conectividade afiguram-se essenciais para o progresso em diversas áreas empresariais. Também para a PRIO, cada vez mais na linha da frente no apoio à inovação e na própria implementação de diferentes soluções tecnológicas, esse caminho é inevitável, percorrendo-o com o objetivo de oferecer serviços melhores e mais adaptados às necessidades dos novos tempos.
Mesmo antes de a pandemia de Covid-19 ter obrigado a uma transição rápida de muitos serviços para o campo digital, a PRIO estava ja entre as pioneiras no desenvolvimento de soluções do âmbito digital e da inovação, dando ainda bastante atenção ao esforço e inspiração das novas startups que procuram vingar.
Este é, aliás, um dos pontos em que a PRIO se destacou nos últimos anos, fomentando a investigação e o estabelecimento de novas empresas no âmbito tecnológico, com o objetivo de criar valor acrescentando à economia nacional e do qual alguns exemplos foram já usados pela PRIO.
Além disso, na grande demanda do digital e da conectividade que atualmente se assiste um pouco por todo o mundo, as aplicações e funcionalidades remotas ganharam uma importância redobrada, permitindo aos clientes uma outra abordagem e ligação à marca que até aqui era quase impossível.
Cristina Correia, diretora de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, e Miguel Moreira, responsável de Digital, explicaram-nos como estas novas áreas da inovação e do digital estão a ser incorporadas com cada vez maior efeito nas atividades da PRIO, com vista a um futuro melhor, mais tecnológico e capaz de corresponder às expectativas e necessidades dos clientes.
Global Mobi Awards: A PRIO tem dedicado grande atenção também ao capítulo do apoio às startups. O que é que move a PRIO nesta decisão de apoio a quem está a começar e que dividendos e conclusões é que retiraram destas primeiras edições da Jump Start?
Cristina Correia: O Jump Start é o nosso programa de inovação externo, vocacionado efetivamente para apoiar o desenvolvimento de startups tecnológicas, e tem como principal objetivo incorporar, em ambiente real na nossa cadeia de valor, soluções inovadoras que tragam valor acrescentado à economia nacional.
Temos aprendido bastante com as várias edições deste programa, e saímos sempre mais sábios e ricos de cada edição. A interação entre as equipas de empreendedores e os colaboradores das várias áreas da PRIO tem resultado em várias parcerias, mesmo com startups não vencedoras. Cremos que, de edição para edição, temos conseguido melhorar a forma como estabelecemos os projetos piloto com as equipas, e temos aprendido a equilibrar expectativas (naturalmente) diferentes das várias startups e da PRIO.
GMA: Em termos de soluções tecnológicas, o projeto do Quiosque Robótico foi um dos mais falados pela sua peculiaridade e inovação. Que ensinamentos é que obtiveram desse período? Os clientes aceitaram bem a interação com um elemento robótico ao seu serviço? É este o tipo de arrojo e experiencialismo que advogam com o programa de startups, por exemplo?
CC: Efetivamente, este projeto, resultante do nosso Jump Start de 2018, foi dos que maior projeção teve. Foi um desafio muito interessante trazer para o ambiente real de uma das nossas lojas um quiosque robótico, ainda em versão protótipo, para contactar diretamente com os clientes. Este quiosque foi desenvolvido especialmente para a PRIO pela Macco Robotics, uma startup espanhola que desenvolve soluções de robótica avançada e especializada na interação com humanos para as áreas de retalho, restauração, saúde e lazer.
Quisemos testar com este robô a possibilidade de executar tarefas simples de auxílio aos operadores de loja, permitindo libertar os funcionários para um atendimento mais personalizado e cuidado ao cliente. Foi bastante bem recebido pelos nossos clientes, tendo 90 % dos clientes reconhecido valor na experiência, e 93% afirmado que gostariam de repetir a experiência. Com o Jump Start procuramos de fato manter vivo o espírito de irreverência e experimentalismo que têm caracterizado a PRIO, procurando soluções inovadoras que possamos testar em ambiente real.
GMA: A nova edição do programa de startups irá decorrer em 2021? Em caso afirmativo, em que moldes é que decorrerá e o que é que esperam desta nova edição?
CC: Ainda é cedo para confirmar a próxima edição do Jump Start. A confirmar-se, acreditamos que faz sentido manter parte do programa em formato digital, como nos eventos que preparámos este ano, por causa da pandemia, e que nos mostraram mais eficiência nalgumas das etapas e sobretudo o ser possível chegar a soluções de países mais longínquos. De qualquer forma, queremos continuar a apostar no tecido de startups nacional, promovendo o programa junto de incubadoras e associações nacionais.
GMA: Incontornável, a pandemia de Covid-19 também foi impulsionadora de novas tecnologias e aceleradora de novas tendências em grande parte dos setores. Houve algum efeito também na PRIO e nas suas áreas de negócio, por exemplo, no pagamento, ou foi pouco evidente?
Miguel Moreira: Sim, sentimos incremento na adoção das nossas ferramentas digitais, especialmente, um aumento da utilização da nossa app de pagamentos móveis – PRIO.Go, um aumento de contactos de clientes via canais digitais (email e redes sociais) bem como um incremento de acessos ao nosso website e respetivos serviços disponíveis online.
Aproveitamos também este momento para impulsionar alguns projetos digitais que tínhamos em desenvolvimento. Destaque especialmente para o lançamento da nossa nova loja online que, à experiência de compra online de gás engarrafado, vem acrescentar uma nova gama de produtos relacionados com energia e mobilidade.
GMA: Houve um aumento da utilização da aplicação da PRIO ao longo dos últimos meses? Que pontos destacam da aplicação PRIO.Go? O programa de pontos e descontos é o que mais motiva as pessoas a usá-la?
MM: De facto houve um aumento não só da base de utilizadores da aplicação, como do número de transações realizadas através da mesma. Durante o período de confinamento, lançamos a possibilidade de abastecer com a App através do cartão frota da PRIO o que expandiu a relevância da App para um novo segmento de mercado: B2B.
O que mais motiva as pessoas a usar a App PRIO.Go é a comodidade e rapidez do serviço. É uma forma completamente inovadora de pagar combustível, mais rápida e mais segura. Quem experimenta, “não quer outra coisa”. Isso é comprovado pelo elevado volume de compras repetidas que temos na app. Vemos o programa de descontos que lançamos recentemente como uma forma de quebrar a “barreira do desconhecido” e atrair novos utilizadores a experimentarem esta nova forma de pagar combustível.
GMA: Que funcionalidades é que a aplicação tem em preparação para o futuro e que se possam já saber?
MM: Em breve pretendemos que a App PRIO.Go permita também pagar produtos das nossas lojas Hiper Mini Market. Desta forma, os nossos clientes passarão a ter a possibilidade de usar a PRIO.Go para aceder à oferta integral de produtos e serviços dos postos PRIO.
GMA: O comércio eletrónico (e-commerce) está nos planos da Prio: em que moldes é que será integrada no plano de negócio da Prio?
MM: Não só está nos planos, como já é uma realidade. Lançamos a nossa loja online muito recentemente! É uma área de negócios nova, que pretendemos escalar no futuro, e que apresenta uma gama de produtos muito interessante relacionada com energia e mobilidade.