O conjunto de 40 unidades da série limitada ID.4 First destinado a Portugal já está esgotado, de acordo com a Volkswagen, que dá conta do sucesso da fase de pré-reservas para o seu segundo modelo 100% elétrico de nova geração assente na plataforma MEB.
Em apenas três semanas, todas as 40 unidades da série limitada First foram reservadas, contra depósito de 1000 euros e registo no site da marca alemã, sendo esses os primeiros a receber o ID.4 no início de 2021.
No lançamento disponível em verões First e First Max, este SUV compacto conta com uma bateria de 77 kWh que alimenta um motor elétrico no eixo traseiro, com 150 kW de potência (204 CV) e autonomia máxima de 520 quilómetros (WLTP). Numa tomada de 125 kW, leva apenas 30 minutos para recarregar a energia para percorrer os próximos 320 quilómetros (de acordo com o ciclo WLTP). A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 8,5 segundos, enquanto a velocidade máxima foi limitada a 160 km/h.
A edição especial ID.4 First, que foi especialmente configurada para a pré-reserva, inclui equipamentos de topo, com um preço de venda ao público de 46.260 euros na edição First Edition.
A bateria de alta tensão está instalada no piso da carroçaria para um centro de gravidade mais baixo, dessa forma melhorando a dinâmica de condução. Tal como o ID.3, este novo modelo utiliza a nova plataforma modular para veículos elétricos do Grupo Volkswagen (MEB), que confere amplo espaço no interior do veículo com dimensões exteriores compactas. O volume do compartimento da bagagem vai dos 543 aos 1575 litros, dependendo da posição das costas do banco traseiro.
O cockpit foi claramente estruturado e é quase exclusivamente controlado por funções táteis e pelo inteligente controlo de voz “Hello ID.” As funcionalidades opcionais incluem um ecrã de head-up de realidade aumentada. O sistema de navegação Discover Pro oferece serviços on-line We Connect Start a bordo enquanto os sistemas de assistência IQ.Drive assist tornam a condução ainda mais
irrepreensível. Software e hardware foram projetados numa nova arquitetura que permite transferir atualizações ou novas funções para o veículo depois de o ter comprado.
O ID.4 é produzido na fábrica de Zwickau, na Alemanh