Os fabricantes de veículos comerciais e de transportes de mercadorias têm um grande desafio pela frente no sentido de atingirem a meta de emissões de dióxido de carbono (CO2) da União Europeia (UE) para o ano de 2030. De acordo com um estudo da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), rodam atualmente nas estradas europeias um total de 6.2 milhões de comerciais ligeiros e pesados, com uma idade média de 13 anos, a grande maioria alimentados a gasóleo.
O estudo revelado hoje pela ACEA indica que o número de veículos de zero emissões utilizados na Europa no setor dos transportes de mercadorias terá de aumentar cem vezes. Atualmente, 98% dos comerciais em utilização na Europa são movidos a gasóleo, enquanto apenas cerca de 0,04% do total são de emissões zero, cerca de 2300 veículos.
Os fabricantes europeus de camiões estimam que cerca de 200 mil veículos de zero emissões terão de estar na estrada em 2030 de forma a ser cumprido o objetivo de emissões de CO2 para os veículos pesados. A ACEA aponta que será preciso incrementar em 100 vezes o número atual de veículos ecológicos em menos de dez anos.
“Os fabricantes europeus de camiões estão empenhados em colocar mais veículos de zero emissões no mercado e vão aumentar rapidamente a sua oferta de veículos de zero emissões nos próximos anos. No entanto, não podem efetuar uma mudança tão radical e inédita sozinhos”, refere o diretor geral da ACEA, Eric-Mark Huitema, que apela a medidas para a adoção de veículos mais ecológicos, como taxas rodoviárias com base nas emissões de CO2 e a implementação de uma rede de carregamento densa e de abastecimento (no caso do hidrogénio) para os camiões.