A Jaguar Land Rover formalizou uma parceria estratégica plurianual com a NVIDIA, líder em inteligência artificial (IA) e soluções informáticas, para desenvolver em conjunto e disponibilizar aos seus clientes sistemas de condução automática da nova geração, bem como novos serviços e experiências baseados na inteligência artificial.A partir de 2025, todos os veículos novos da Jaguar Land Rover serão baseados na plataforma definida por software NVIDIA Drive para disponibilizar uma variedade abrangente de sistemas de segurança, condução e estacionamento automáticos e assistência ao condutor. O veículo irá incorporar funções internas de inteligência artificial, como os controlos do condutor e dos passageiros, em complemento a uma visualização avançada do ambiente exterior.
Esta solução integral baseia-se no NVIDIA Drive Hyperion, que incorpora computadores de veículo autónomo centralizado Drive Orin, o software Drive AV e Drive IX, sistemas de segurança e interligação e diferentes sensores periféricos. O Drive Orin funciona como o cérebro de inteligência artificial do veículo e controla o sistema operativo da Jaguar Land Rover, enquanto o Drive Hyperion adota a função de sistema nervoso central.
Em complemento, a Jaguar Land Rover irá tirar partido das soluções do seu próprio centro de dados de desenvolvimento com o NVIDIA DGX para ir melhorando os modelos de inteligência artificial e o software Drive Sim incorporado no NVIDIA Omniverse para disponibilizar uma simulação de grande precisão em tempo real. As funções definidas por software da Jaguar Land Rover e a sua arquitetura de validação e verificação integral irão permitir a utilização de serviços inovadores de condução automática e assistida ao longo de toda a vida do veículo graças às diferentes atualizações de software sem fios.
Para Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover, a parceria com a NVIDIA será essencial para materializar a estratégia ‘Reimagine’ e definir novos padrões de qualidade, tecnologia e sustentabilidade para as marcas daquele grupo. “A Jaguar Land Rover irá produzir um dos veículos de luxo mais cobiçados do mundo, com serviços para os clientes mais exigentes. A nossa parceria estratégica a longo prazo com a NVIDIA irá abrir a porta a um mundo de possibilidades para os nossos veículos futuros, à medida que a empresa continua a sua transformação numa poderosa referência digital a nível mundial”, afirmou.Por seu turbo, Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, afirmou que “os veículos da nova geração irão transformar o setor automóvel num dos setores tecnológicos maiores e mais avançados. As frotas de veículos programáveis e definidas por software irão disponibilizar novas funcionalidades e serviços durante a vida de cada veículo. É para nós um prazer colaborar com a Jaguar Land Rover para reinventar o futuro do transporte e criar os veículos mais avançados”.