Chama-se Z-Triton é uma bicicleta elétrica que, em minutos, se transforma num barco a motor e também é uma caravana para duas pessoas. Está à venda por 14.500 euros.
O Z-Triton é, provavelmente, o anfíbio mais original e versátil do mundo, espécie de canivete suíço, criado pelo designer Aigars Lauzis, dos estúdios Zeltini. Está pensado para circular em terra firme, podendo movimentar-se a pedais ou com a ajuda de um pequeno motor elétrico de 1000W, mas pode também ser usado para navegar em águas calmas, quando configurado para o efeito.
O que o torna no veículo perfeito para uma escapadela de fim de semana na natureza é a sua cabine desenhada para duas pessoas de estatura média dormirem a bordo e equipada com mesa removível para fazer refeições, rádio e bluetooth, GPS e um espaço para bagagens.
Desde a apresentação do protótipo, em 2020, a empresa com sede na Letónia redesenhou o assento, instalando-o numa posição mais elevada, reconfigurou os amortecedores traseiros e adotou sistema travões de disco, tudo para otimização do conforto e da segurança.
Na configuração e-bike, o fabricante anuncia autonomia para 50 quilómetros elétricos. E para o Z-Triton poder aventurar-se na água, basta recolher suas rodas posteriores, levantar o trem dianteiro e libertar a hélice propulsionada por um motor de 1150W. A partir deste momento, comanda-se como qualquer pequena embarcação, oferecendo autonomia para cerca de 20 quilómetros. Esgotando-se as baterias, basta pedalar ou remar.
Transformar o Z-Triton de bicicleta para barco não demora mais que cinco minutos. Veja como funciona no vídeo abaixo: