Projetada por um conjunto de especialistas da italiana Adler para ser a bicicleta elétrica dobrável mais compacta do mundo, introduz a técnica de rodas sem raios.
Gianluca Sada e Luca Scudieri, dois designers italianos do Grupo Ader, criaram a Sadlerbike, uma bicicleta elétrica concebida para ser a mais compacta do mundo, focada na sustentabilidade, na inovação e na versatilidade. Entre os elementos mais originais, as interessantes rodas sem raios.
As bicicletas dobráveis surgiram como uma alternativa para quem procura uma solução de mobilidade prática, económica, fácil de transportar e que permita contornar os problemas de estacionamento nas grandes cidades. A “fórmula” funcionou e, apesar de algumas limitações inerentes ao conceito, como a fraca estabilidade ou a posição incómoda do ciclista, tem cada vez mais adeptos. A Sadler desenvolveu o modelo com que consegue colmatar essas lacunas, com um quadro em fibra de carbono e rodas de 26 polegadas com desenho inovador, dispensando os raios e os tradicionais cubos e introduzindo um mecanismo de fixação ao quadro que permite reduzir as suas dimensiones apenas 66 centímetros em largura.
O modelo pesa só 14,8 quilos, incluindo o seu motor elétrico que permite uma assistência de 250 W e uma velocidade máxima de 25 km/h (limite de velocidade estabelecido na União Europeia para bicicletas elétricas). A bateria de iões de lítio de 252 Wh permite percorrer até 90 quilómetros elétricos.
A Sadlerbike está disponível em seis versões, com nomes de cidades e localidades em Itália: Nápoles, Roma, Positano, Firenze, Portofino e Vulcano.