A Dacia prossegue a sua forte aposta na tecnologia GPL, com a gama praticamente toda disponível em versão bi-fuel, ou seja, capaz de funcionar a gasolina e a gás de petróleo liquefeito, uma solução que é, não só mais amiga do ambiente, mas também mais económica graças ao custo mais reduzido daquele combustível face aos demais.
Desde 2013 que a Dacia tem vindo a lançar modelos assentes na filosofia bi-fuel, a qual apresenta vantagens face à gasolina. Por um lado, este sistema é montada de raiz pela marca romena, não exigindo adaptações, o que incrementa desde logo a robustez e a fiabilidade geral. O motor Eco-G 100 Bi-Fuel cumpre os mais elevados requisitos de segurança com válvula de retenção, limitador de enchimento a 80%, limitador de fluxo, electroválvula e válvula de segurança. As emissões de CO2 também são mais reduzidas, com uma descida de 10% quando comparadas com a versão a gasolina.
O motor Eco-G está assim disponível para os modelos Sandero, Sandero Stepway, Duster e Jogger, com motor 1.0 sobrealimentado de três cilindros e com uma potência de 100 CV e 170 Nm, associado a uma caixa manual de seis velocidades.
A Dacia destaca que as versões bi-fuel têm um incremento de preço bastante reduzido face às versões totalmente a gasolina, mas promete, em troca, uma maior autonomia combinada pelos depósitos de gasolina e GPL, podendo o condutor alterar o funcionamento, sem problemas ou diferenças nas prestações, a partir de um comutador posicionado no interior.
A chegada da gama GPL ao Jogger promete ser também um trunfo para este novo modelo familiar, providenciando uma elevada autonomia com custos mais reduzidos.
Os preços arrancam nos 11.800€ para o Sandero Eco-G, nos 14.900€ para o Sandero Stepway Eco-G, nos 16.500€ para o Jogger Eco-G e nos 16.850€ para o Duster Eco-G.
As inscrições nas várias categorias dos Global Mobi Awards Prio estão abertas até 3 de junho. A inscrição é gratuita, saiba como participar em www.globalmobiawards.motor24.