Os arquipélagos portugueses dos Açores e da Madeira estão envolvidos em projetos de mobilidade sustentável de referência a nível mundial.
Nos Açores, decorre desde abril um piloto que envolve a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que permite aos automóveis elétricos carregarem a sua bateria e também utilizarem-na para fornecer energia à rede elétrica.
A iniciativa, que noticiámos aqui, é liderada pela Galp e utiliza uma frota de 10 Nissan Leaf e e-NV200 da Eletricidade dos Açores (EDA).
Segundo as entidades envolvidas, esta iniciativa tem permitido injetar na rede cerca de 13,4 MWh, energia equivalente ao consumo médio de 15 casas por dia.
ASSENTE NUMA LÓGICA DE FLUXOS DE ENERGIA BIDIRECIONAIS, A TECNOLOGIA V2G PERMITE QUE UM EV CARREGUE A SUA BATERIA OU, EM ALTERNATIVA, QUE ESSA MESMA BATERIA SEJA UMA FONTE PARA FORNECER ENERGIA À REDE.
“Com este piloto pioneiro em Portugal a Nissan reforça o seu compromisso com o caminho de uma Mobilidade Inteligente, onde a transição energética, a descarbonização e a conectividade desempenham um papel fulcral na criação de um verdadeiro Ecossistema Elétrico, que está a mudar a forma como nos movemos e como vivemos”, aponta o construtor japonês.
A tecnologia V2G – disponível de série nos Nissan Leaf e e-NV200 – “permitirá aos utilizadores de automóveis elétricos o acesso a uma poupança na sua fatura de energia e a uma receita associada à prestação de serviços à rede elétrica, posicionando os utilizadores como agentes ativos na prestação de serviços auxiliares ao sistema elétrico”, esclarece a marca.
Adicionalmente, esta tecnologia pode também contribuir para uma maior penetração de energias renováveis através, por exemplo, da possibilidade de carregamento da bateria do veículo elétrico durante o período noturno, aproveitando excedentes de energia eólica.
Renault eletrifica Madeira
Por seu lado, no arquipélago da Madeira, mais concretamente na ilha de Porto Santo, desenvolve-se um projeto com vista a tornar esta região numa “ilha inteligente”.
Baseada num ecossistema elétrico, este projeto utiliza tecnologias inteligentes e sustentáveis para reforçar a independência energética de Porto Santo e promover a produção de energias renováveis na ilha, apostando na descarbonização da mobilidade.
PORTO SANTO TEM SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO ESTACIONÁRIOS DE ENERGIA PROVENIENTES DE BATERIAS DE “SEGUNDA VIDA” DOS RENAULT KANGOO E ZOE.
Nesta iniciativa, a Renault é um dos parceiros mais ativos, trabalhando em colaboração com a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), entidade responsável pela produção, transporte e distribuição de eletricidade nas ilhas da Madeira e Porto Santo.
Em Porto Santo estão a ser implementadas soluções de energias renováveis (centrais solares e eólicas), de mobilidade elétrica baseadas em veículos elétricos (alguns como táxis e serviços de transfer), reutilização de baterias (unidades de armazenamento de energia estacionária que oferecem uma segunda vida às baterias oriundas de elétricos Renault), carregamento inteligente (smartcharging) e carregamento reversível ou bidirecional.