Desde o seu lançamento, em julho de 2020, a My BMW App é usada como interface universal para a comunicação entre o condutor e o veículo, disponibilizando também uma conexão direta, via smartphone, ao concessionário BMW e à própria marca. A Critical TechWorks, joint-venture que junta a tecnológica portuguesa Critical Software e o BMW Group, teve papel essencial no desenvolvimento de algumas das vertentes desta aplicação.
Uma das mais-valias da conectividade avançada é a possibilidade de contar com uma interação mais avançada entre o cliente e o veículo, havendo várias vertentes disponíveis em termos de funcionalidades e de gestão do veículo. Entre os diferentes conceitos de gestão, um dos mais interessantes é o da monitorização dos pneus, podendo o cliente verificar a partir de casa os valores de pressão recomendados e saber se a pressão dos pneus é a mais adequada.
O Digital Tyre Diagnosis utiliza, pela primeira vez na indústria, um sistema de deteção de perda de pressão que recorre a inteligência artificial. Esta inovação permite ao utilizador saber, através da app, e ainda antes do sistema de monitorização, se houve alguma perda de pressão — dando ainda recomendações sobre o que fazer. O Digital Tyre Diagnosis é um sistema disponibilizado, pela primeira vez, numa marca automóvel e está já disponível para os modelos BMW iX e BMW i4. Esta funcionalidade, que em breve chegará a mais modelos, já está disponível em Portugal.
Através da My BMW App, com a BMW Digital Key Plus, o utilizador consegue trancar e destrancar o carro ou ligar a ignição sem ter de tirar o smartphone do bolso.
Já o Remote Theft Recorder é sinónimo de reforço de segurança e chega com contributo português. Esta inovação traz um conforto adicional ao utilizador, que através das Remote Cameras, consegue verificar, em qualquer altura, a situação atual da sua viatura, com a possibilidade de visualizar o que se passa, quer em redor quer no interior do veículo. Em caso de tentativa de intrusão ou furto, com a ativação do sistema de alarme do veículo, o condutor é informado por notificação. A App regista este alerta e consegue guardar, em formato de galeria, todas as visualizações anteriores. As imagens estão disponíveis mesmo que o veículo seja furtado.
Esta inovação conta com a colaboração da Critical TechWorks, joint-venture da Critical Software e do BMW Group. Para usar esta funcionalidade, o veículo tem de estar equipado com as opções de equipamento de alarme antirroubo, Parking Assistant Plus e Interieur Camera.