Face ao preço crescente dos combustíveis e à pressão ambiental, as boleias continuam a ser uma alternativa bastante válida para solucionar ambos os pontos. A pensar nisto, a OK Commuter trata-se de uma aplicação para smartphone (Apple ou Android) que permite agendar ou combinar viagens em boleia, aquilo que se convencionou chamar de ‘ride-sharing’.
O funcionamento desta aplicação é muito simples: todos podem ser passageiros ou condutores, bastando a conexão para que possam ser definidas viagens conjuntas, reduzindo os custos e a poluição. Os utilizadores devem ter mais de 16 anos, enquanto os condutores precisam de ter o seu registo criminal ‘limpo’, um automóvel com menos de dez anos e condições sanitárias apropriadas.
Sem muitos recursos necessários, esta é uma forma relativamente simples de poupar a carteira e o meio ambiente graças ao próprio conceito do automóvel partilhado.
Esta plataforma de conectividade foi criada por Humberto Vaz, Engenheiro de Software (Alma mater: Universidade do Minho), e por Marcos Magalhães, Engenheiro de Software Senior (Alma mater: Universidade of Minho).