Cerca de um ano depois do lançamento da marca no mercado nacional, fomos saber junto do Brand Manager da Moon, Nuno Serra, como tem evoluído o negócio, quais os planos para os próximos tempos e o impacto que as novas medidas de apoio à instalação de carregadores em condomínios terá no mercado.
Welectric (W): A Moon foi lançada há cerca de um ano. Que volume de negócios alcançaram e número de postos conseguiram instalar?
Nuno Serra (NS): A Moon é uma marca da Allmobil GmbH, uma empresa da Porsche Holding Salzburg, empresa sediada em Salzburgo, que desenvolve e lança no mercado soluções de eletromobilidade. Presente já em 15 países na Europa, a Moon foi lançada há um ano em Portugal. O nosso primeiro ano foi marcado especialmente com o reforço junto das nossas redes de concessionários dotando-as de infraestruturas de carregamento, bem como do início de vendas a clientes empresariais e particulares. No total superámos os 500 carregadores.
W: Para este ano, quantos carregadores estimam montar?
NS: Num ano marcado pelas dificuldades na oferta, esperamos vender mais 30%.
W: Que tipo de soluções de carregamento têm tido maior procura, entre as que disponibilizam?
NS: A Moon atua em três áreas: venda de Wall-Box, apoio em projetos de eletrificação e como OPC. Nesta fase da marca, estamos a crescer nas três vertentes, todas elas em segmentos de mercado diferente.
W: Para os particulares, as wall-boxes de uso doméstico que a Moon comercializa vão de 3,6 kW a 22 kW. Qual o nível de potência mais solicitado?
NS: As nossas soluções são muito customizadas em função da necessidade do cliente, bem como do local para instalação. Para uso doméstico, as Wall-box de 7,2 kW são as que têm tido mais procura, bem como a nossa solução de carregador portátil que pode chegar aos 22kW.
W: A Moon vende e instala carregadores. Quando chegam ao local para montar os carregadores, que tipo de contrariedades legais ou técnicas se têm deparado? As habitações onde têm feito intervenções revelaram estar preparadas tecnicamente para receber esses equipamentos? Ou tiveram de ser feitas algumas intervenções ou adaptações?
NS: Cada caso é um caso. Claramente ainda existem grandes constrangimentos de infraestrutura para a mobilidade elétrica. A falta de potência necessária, as proteções exigidas e o instalar na zona mais adequada são as principais dificuldades. Por isso recomendamos sempre um Homecheck na venda da Wall-Box para que todo o processo seja claro e sem surpresas para o cliente.
W: Já têm instalado carregadores em condomínios? Dão apoio legal para essa instalação aos clientes que solicitaram ou apenas efetuam a instalação?
NS: Sim, é um segmento de mercado muito comum. No que respeita à parte legal, a Moon apoia o cliente nas diversas fases legais, desde a entrega à ligação à rede Mobi.e.
W: Estão a contar que o novo apoio do Estado, através do Fundo Ambiental, para a instalação de pontos de carregamento em condomínios leve ao crescimento do vosso negócio? Que estimativa fazem a respeito do impacto que os apoios do Fundo Ambiental possam ter?
NS: O apoio do Estado é algo bastante positivo, via à eletrificação dos condomínios. Mesmo sendo sujeita à ligação dos carregadores à Mobi.e, estamos convictos que o impacto será relevante. A ligação à Mobi.e em condomínios pode também resolver questões técnicas no que respeita ao carregar em casa para quem tem viatura de serviço e isso merece um olhar especial. A Moon desenvolveu com a sua rede de Concessionários uma solução integrada que acreditamos possa ter impacto positivo no negócio.
W: O alargamento dos benefícios do Fundo Ambiental que foi decidido este ano é positivo, no vosso entender?
NS: Pensamos que é um sinal político de que de facto o futuro automóvel é elétrico, algo muito alinhado com as estratégias das nossas marcas e grupo. À semelhança do que é feito noutros países, o cumprimento do acordo de Paris só será possível com os estímulos certos no que respeita a política de transportes e mobilidade urbana e o alargamento dos benefícios ao abrigo do Fundo Ambiental podem ajudar.W: Que outras medidas consideram que poderiam ser tomadas para tornar mais atrativa a mudança para a mobilidade elétrica em Portugal por parte dos consumidores?
NS: A mobilidade elétrica é hoje mais democratizada, devido ao aumento de autonomias, mais acessibilidade no custo dos veículos e consequentemente a explosão da procura e oferta. No entanto, e “fora” da viatura há ainda bastante por fazer. Do ponto de vista regulamentar, tornar claro as responsabilidades das principais autoridades e reforço dos tempos de resposta à eletrificação e autorizações em espaços públicos; reforçar a obrigatoriedade de inclusão de postos de carregamentos em parques públicos ou privados. Estas seriam a nosso ver as principais prioridades.
W: O portefólio de clientes da Moon é principalmente composto por empresas ou particulares?
NS: Queremos crescer no apoio às empresas embora, e naturalmente, nesta fase da marca o principal cliente seja o particular que vê o carregamento como parte integrante de uma viatura elétrica.
W: Que tipo de carregadores as empresas mais têm procurado, isto por contraponto ao tipo de soluções mais adquiridas pelos clientes particulares?
NS: Depende também muito das estratégias das empresas. Mas tipicamente é composto por vários pontos entre os 11kW e 22kW para os colaboradores, complementado por carregadores mais rápidos para situações de emergência.
W: Em termos de oferta de produto, contam introduzir algum novo carregador nos próximos meses? Se sim, de que género?
NS: Neste momento o portfolio da Moon vai desde soluções de 3,6kW a 300kW.
W: A Moon integra-se na SIVA/Porsche Holding Salzburg. Relativamente à rede de concessões SIVA tem havido a instalação de postos de carregamento? Quantas concessões SIVA têm carregadores e quando é que preveem que toda a rede de concessionários tenha, pelo menos, um posto?
NS: Sim, como dissemos esse tem sido o nosso principal foco. Durante o presente ano prevemos que todas as concessões tenham postos de carregamento instalados nas suas instalações.W: Enquanto Operador de Posto de Carregamento (OPC), a Moon disponibiliza postos de carregamento rápido na rede Mobi.e. Quantos têm? Quais as potências disponibilizadas? Este ano vão instalar mais? Em que locais?
NS: Entre outras soluções, a Moon disponibiliza na rede Mobi.e esse tipo de carregadores. Iniciámos em dezembro e prevemos este ano chegar acima dos 10, espalhados tipicamente pelas nossas redes de concessionários.
W: Os postos super-rápidos da Moon têm 300 kW. Quantos têm em Portugal e quantos preveem instalar este ano?
NS: Confirmamos que também temos essa opção disponível em Portugal e que tem vindo a suscitar interesse junto de várias entidades. Sendo uma oferta muito específica, ainda estamos numa fase mais embrionária, mas que faz parte da nossa estratégia e acreditamos que teremos mais novidades sobre este tema no futuro.