André Lopes, diretor de Negócio de Gás da PRIO fala das novas tendências de consumo e distribuição de gás, bem como do futuro do GPL no contexto da mobilidade sustentável
Como é a cadeia de abastecimento de gás da PRIO?
A cadeia de abastecimento de gás da PRIO apresenta-se ao mercado de forma simplificada, do ponto de vista de produto em duas garrafas distintas, uma como solução doméstica e outra como solução industrial. Do lado da cadeia de abastecimento procuramos que seja otimizada, minimizando os intervenientes da cadeia e ampliando as soluções de compra para o cliente, tudo isto com vista para chegarmos ao cliente a um preço competitivo. Adicionalmente fomos pioneiros a desafiar a forma de consumo e de compra convencional oferecendo novas formas de acesso e entrega do produto como é exemplo a nossa plataforma de e-commerce que temos disponível há mais de dois anos, sendo mais uma solução para o cliente comodamente encomendar e agendar a entrega da sua garrafa de gás. Focada totalmente em disponibilizar produto com qualidade e serviço associado ao melhor preço de mercado.
O gás engarrafado ainda é importante na economia nacional e garante abastecimento energético em terras sem gás natural?
E em localidades com gás canalizado também. O Gás natural é efetivamente uma solução adotada por um número alargado consumidores nas zonas onde está disponível, mas é igualmente nessas zonas onde existe também o consumo mais relevante de gás engarrafado, que se verifica pelo facto de o gás engarrafado ser também uma energia complementar ao gás natural para alguns tipos de consumo e ser reconhecido pelos consumidores como seguro, disponível, de fácil acesso e versátil nos tipos de utilização que pode ter. Nas zonas que não existe rede de gás natural, embora existam outras soluções alternativas disponíveis, o gás engarrafado é a opção natural dos consumidores, quer pelos motivos que indiquei anteriormente, quer por pelo poder calorÍfico do gás engarrafado, que a grosso modo é o dobro do gás natural.
As compras online e as entregas ao domicílio são tendências de consumo que se acentuaram com a pandemia. São tendências que vieram para ficar?
Para uma boa resposta desta questão devemos dividir o que é forma de encomenda (compras online) do serviço prestado pelas redes de distribuição. Relativamente à forma de encomenda acreditamos que as compras online são uma realidade que veio para ficar, a PRIO foi a primeira empresa do setor que disponibilizou uma plataforma de e-commerce para encomenda de gás embalado por acreditar que os consumidores devem ter à sua disposição múltiplas formas de encomenda e de acesso ao gás embalado, das mais vanguardista ás mais tradicionais. O gás embalado é historicamente fornecido à população em geral, com um nível de serviço elevado e com uma capilaridade notável, com distribuição porta a porta disponível em praticamente todo o país e adicionalmente disponibilizado em aproximadamente 50.000 pontos de venda a nível nacional. Creio que no cenário pandémico que vivemos recentemente, os consumidores constataram a eficácia do serviço que a indústria disponibiliza e as vantagens do consumo desta energia.
Quanto ao GPL auto, qual é o contexto deste combustível na transição energética e da mobilidade do futuro?
O GPL Auto é um produto que deve assumir um papel relevante para assegurar e acelerar a transição energética e a construção da mobilidade de futuro. Não obstante que o GPL advenha em grande medida da extração de gás natural ou como subproduto da refinação de petróleo, tem particularidades consideravelmente positivas, que se destacam a segurança na utilização, a disponibilidade de produto e de infraestrutura para a sua utilização (Portugal e a Europa dispõem de uma rede densa e completa de postos de abastecimento com GPL Auto) e é efetivamente menos poluente quando comparado a outros combustíveis. Relativamente ao tema das emissões, para além de o consumo de GPL Auto poder evitar significativamente as emissões de CO2 quando comparamos com a utilização de gasolina ou diesel, evita em maior escala as emissões de óxido de nitrogênio, com impactos diretos na qualidade do ar. Adicionalmente, históricamente o preço praticado no mercado deste produto pode gerar economias em torno de 50% quando comparado com soluções de mobilidade atuais, que no contexto atual me parece bastante significativo para as famílias e empresas que utilizam ou possam utilizar este produto.