O sistema e:HEV foi recentemente desenvolvido para o Novo Honda Crosstar e projetado para oferecer uma experiência de condução agradável. É composto por dois motores elétricos de energia densa, um motor a gasolina i-VTEC de 1.5 litros, um conjunto de baterias de iões de lítio e uma inovadora transmissão de engrenagem fixa, que trabalham em conjunto para oferecer a melhor relação de consumos e aceleração no seu segmento.
O sistema e:HEV foi desenvolvido recentemente para o Honda Crosstar e projetado para oferecer uma experiência de condução agradável. Este sistema consiste em dois motores elétricos compactos potentes ligados a um motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, uma bateria de iões de lítio e uma inovadora transmissão de engrenagem fixa, através de uma unidade inteligente de controlo de potência, que trabalham em conjunto harmoniosamente para fornecer respostas suaves e diretas.
A potência total de 109 CV/80 kW pode impulsionar o carro até aos 100 km/h em 9,9 segundos, numa velocidade máxima de 173 km/h. O efeito é uma condução confortável e sem esforço, seja a viajar em áreas urbanas ou a alta velocidade e autoestradas. O seu sistema híbrido de eficiente produz emissões de CO2 desde 110 g/km (em modo WLTP) e 4,8 l/100 km (em modo WLTP).
No modo de Condução Híbrida, o excedente de potência do motor a gasolina também pode ser desviado para recarregar a bateria através do gerador do motor. O modo de Condução Elétrica também é acionado quando o veículo está em desaceleração, recuperando a energia por meio da travagem regenerativa para recarregar a bateria.
A mudança entre os três modos de condução é impercetível para os ocupantes; os engenheiros do Honda Crosstar fizeram um esforço considerável para minimizar o atraso durante as transições. Os motores elétricos de alta velocidade foram desenvolvidos internamente pela Honda de forma a serem o mais leves, compactos e eficientes possível. O motor de propulsão elétrica gira até às 13.300 rpm para alcançar a velocidade máxima de 173 km/h. O binário máximo é gerado a 0 rpm, para uma aceleração substancial a baixa velocidade.
Quando em modo de Condução Híbrida, a nova lógica de controlo e-CVT garante que o motor de propulsão elétrica fornece todo um binário forte, enquanto que o motor proporciona uma sensação direta e linear durante a aceleração, semelhante a uma transmissão de várias fases. Quando é necessário mais potência, a nova lógica de controlo pode selecionar constantemente a velocidade ideal do motor. Isto tem o impacto de manter uma relação entre a velocidade do veículo e a do motor, e uma sensação mais linear, sentido pelos ocupantes sob a forma de sonoridade de aceleração.
O Honda Crosstar é o primeiro modelo, juntamente com o Novo Honda Jazz, do alinhamento Europeu da Honda a usar a nova marca e:HEV que aparecerá em todos os futuros veículos híbridos da Honda.
O Honda Crosstar 1.5 HEV Executive concorre aos Global Mobi Awards Prio na categoria Melhor Carro Híbrido.