O sistema de condução autónoma ProPILOT 2.0., da Nissan, é uma tecnologia avançada, com padroes de segurança optimizados, que permite a condução sem mãos no volante, um sistema com autonomia nível 3.
O ProPILOT 2.0 permite a «Condução navegada». Predifinindo uma rota, é possível circular e até mudar de faixa, com aprovação do condutor, em modo autónomo numa autoestrada de várias vias até à saída. O sistema integra mapas GPS de alta precisão.
Este sistema da Nissan recorre a um hardware com sensores ultrassónicos, radar frontal, quatro radares laterais e sete câmaras trifocais, para grande precisão a longa distância. As câmaras podem ler sinais de trânsito e atualizar a velocidade máxima registada nos mapas do sistema.
O ProPILOT 2.0 permite que o automóvel controle a aceleração, travagem e direção em condições controladas de autoestrada e recorre a um conjunto de elementos fundamentais, como os mapas 3D, os sensores de 360 graus para verificar em tempo real o que rodeia o carro e um GPS bastante preciso que ajudam a manter o veículo na sua faixa.
Esta tecnologia da Nissan concorre ao prémio para Melhor Tecnologia Auto dos Global Mobi Awards Prio, categoria destinada a tecnologias a bordo dos veículos que contribuam para a comunicação e localização, deteção e pagamentos, segurança, interação e condução assistida.