Anabela Antunes, Membro da Comissão Executiva PRIO explica a estratégia da empresa para uma transição energética em várias frentes e defende o papel dos biocombustíveis como um elemento chave para “uma transição energética mais rápida, mais justa e mais eficiente, uma vez que não dependem da aquisição de novos veículos, de substituição de frotas, ou de construção de infraestruturas, que exigem tempo.”
Sendo a mobilidade elétrica o paradigma dominante que futuro se pode esperar para os combustíveis tradicionais?
O grande objetivo da PRIO é oferecer os melhores produtos, ao melhor preço aos nossos clientes. Essa é a nossa missão e para alcançá-la acreditamos que o caminho da sustentabilidade é o certo. Ou seja, queremos aliar a qualidade, à poupança e à sustentabilidade. É assim que nos posicionamos, como uma empresa de energias do futuro para a mobilidade. Com a concretização desse plano estarão reunidas todas as condições para que possamos assumir um papel de liderança a nível europeu, não só no mercado da mobilidade elétrica, mas em todos os quadrantes ligados à energia e clima.
O caminho que temos percorrido nos últimos anos dá-nos a segurança de nos mantermos fiéis à nossa missão de ser uma empresa de energias do futuro para a mobilidade, com a certeza de sermos, hoje, um player de referência na mobilidade elétrica com uma vasta rede já instalada em postos próPRIOs em Portugal. Na bioenergia, para o segmento dos transportes, além de diversos projetos de investigação em novas frentes de produção de biocombustíveis avançados sustentáveis, desenvolvemos o PRIO EcoDiesel, um substituto direto do gasóleo, certificado pela Autoridade Tributária como elegível para Gasóleo Profissional.
Este combustível é compatível com a maior parte dos veículos no mercado e, só em 2020, permitiu aos portugueses percorrerem 10 milhões de quilómetros de uma forma mais “verde” e mais eficiente, uma vez que os testes mostraram que emite menos 18% de CO2 e tem reduções de consumo na ordem dos 5%, num trajeto misto.
A pensar nos veículos pesados, desenvolvemos o PRIO Zero Diesel, um combustível líquido 100% sustentável, que permite reduções de emissões de gases de efeito de estufa na ordem dos 84%. Os benefícios deste produto ficaram comprovados no projeto piloto em parceria com a Carris: consumos mais baixos do que os previstos e sem complicações de manutenção. Isto são ótimos resultados para nós, mas, acima de tudo, para o ambiente e para o país. Na PRIO acreditamos que os biocombustíveis avançados são muito relevantes para o presente por possibilitarem uma transição energética mais rápida, mais justa e mais eficiente, uma vez que não dependem da aquisição de novos veículos, de substituição de frotas, ou de construção de infraestruturas, que exigem tempo. Acreditamos que todas as soluções têm um papel por isso apostamos também noutras fontes de energia.
Na mobilidade elétrica, a PRIO conta já com 12 anos de experiência acumulada e cerca de 200 pontos de carregamento em Portugal. Comercializamos eletricidade verde, ou seja, energia com origem apenas em fontes renováveis, sem qualquer custo acrescido para os clientes.
Apesar de todas estas soluções que temos vindo a desenvolver, estamos conscientes de que ainda há muito trabalho a fazer em prol do planeta e do ambiente, por isso temos desenvolvido inúmeros projetos de investigação que têm por base a procura de novas soluções tecnológicas para melhor contribuir para os desafios da transição energética.
Que alternativas ecológicas existem à mobilidade elétrica?
A PRIO, desde a sua criação, posicionou-se como uma empresa de energias para a mobilidade do futuro, apostando em combustíveis sustentáveis promotores de uma verdadeira transição energética. Este caminho começou no setor rodoviário, com os nossos produtos Eco Diesel (15% Biodiesel) e Zero Diesel (100% Biodiesel).
Somos a maior produtora de biocombustíveis em Portugal, transformando óleos alimentares usados em diversos combustíveis quer para o setor rodoviário, quer para o setor marítimo com diferentes níveis de incorporação de biocombustíveis, que reduzem consideravelmente as emissões de CO2.
Mas não nos ficamos por aqui. Recentemente a PRIO começou também a dar os primeiros passos no Hidrogénio Verde, estando a estudar dois investimentos que poderão ajudar na descarbonização económica. Esta é uma nova fonte de energia extremamente sustentável e cujo potencial de utilização em aplicações na mobilidade e na indústria poderá ser enorme.
A PRIO está neste momento presente no pelotão da frente desta transição precisamente através da sua aposta em várias fontes de energia para a mobilidade do futuro, que será mais verde e sustentável.
É o caso da iniciativa Beato Bio Bus, uma carreira de autocarro da Carris movida a Zero Diesel. Através da utilização do nosso combustível Zero Diesel, oito autocarros vão poder poupar mais de 400 mil litros de gasóleo, por ano. Isto traduz-se em cerca de 1.118 toneladas de CO2 que não são emitidas para o meio ambiente.
É esse o nosso propósito, o de contribuir ativamente na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Atravessamos um momento crucial na resposta do mundo às emergências nos domínios do clima e da biodiversidade: somos a última geração que ainda pode agir a tempo.
O que é um combustível sintético e quais são os principais entraves à sua disseminação?
Combustíveis sintéticos são os combustíveis obtidos a partir de processos de gaseificação, pirólise e eletrólise com emissões de GEE menores do que os combustíveis fósseis, pois utilizam a captura de CO2 para a produção de combustíveis. Frequentemente chamados e-fuel, são considerados alternativas para abastecer os motores a combustão interna dos veículos e processos industriais.
Os combustíveis sintéticos também farão parte do futuro porque, se quisermos eliminar os combustíveis fósseis, mesmo reaproveitando todos os resíduos e havendo um foco na economia circular, pode não ser suficiente para descarbonizar todo o sector dos transportes- do marítimo ao aéreo. Teremos de utilizar todas as formas de energia complementar.
O seu grau de penetração no mercado estará dependente por um lado da maturidade das tecnologias e sua industrialização, das políticas para apoiar o desenvolvimento de tecnologias emergentes de baixo carbono, da regulamentação, das empresas e da sociedade, serem agentes de mudança para um mundo mais sustentável.
Apesar de já podermos ver imensos avanços a verdade é que, de facto, ainda existem vários obstáculos. Do ponto de vista regulamentar é necessário acelerar todas as aprovações de novos biocombustíveis de forma célere, claro sem descurar a segurança e qualidade para todos os utilizadores, promover políticas que incentivem as empresas e a sociedade a usar cada vez mais biocombustíveis e combustíveis amigos do ambiente com efetivo impacto na redução de GEE. O poder político, local e central, dar o exemplo apostando em novas formas de energia sem preferência por nenhum tipo de tecnologia.
Assim, o que perspetivamos para o futuro é um setor da energia em efervescência. Tanto os biocombustíveis, como as misturas mais ricas serão uma realidade, a par dos veículos elétricos e dos movidos a combustíveis sintéticos, haverá uma complementaridade de soluções.
Que tipo de combustíveis de transição energética podem ser mais viáveis: hidrogénio, combustíveis sintéticos ou GNL?
Na PRIO, queremos oferecer soluções sustentáveis para uma grande variedade de clientes (e respetivas necessidades). É assim que podemos apoiar os esforços de todos para proteger o meio ambiente.
Para descarbonizar as frotas a PRIO oferece inúmeras soluções: desde o Eco Diesel e o Zero Diesel, para o sector rodoviário e, EcoBunkers para o sector marítimo, que permitem baixar drasticamente as emissões de CO2 sem alterações de veículos ou construção de novas infraestruturas, passando por uma rede de postos de carregamento elétrico em contínuo crescimento até à utilização de apps como a PRIO.GO que permite fazer o pagamento do combustível sem sair do carro, encontrar o posto mais próximo, consultar consumos e planear viagens. Todas estas ofertas remetem para uma maior eficiência e poupança no consumo que vão permitir aos nossos clientes ser parte ativa na descarbonização das suas empresas.
Na PRIO reconhecemos o papel que devemos e queremos ter na descarbonização e é por isso que oferecemos todas estas soluções para que os nossos clientes, mediante as suas necessidades, possam encontrar a solução mais apropriada.
O futuro do fornecimento das energias passa por uma premissa: não vai existir apenas um tipo de energia. Se até há pouco anos os combustíveis fósseis tinham o monopólio da energia, nos dias que correm, a situação é diferente. Desde a energia elétrica, gás natural, biodiesel ou mesmo hidrogénio, o futuro passará, inevitavelmente, por um maior leque de oferta dos tipos de energia a consumir.
Na PRIO, assumimo-nos como uma empresa que pretende ser líder nas energias para a mobilidade do futuro. Queremos ter a capacidade de oferecer aos clientes, as melhores soluções para a transição energética.
A economia circular e o tratamento de resíduos são preocupações estratégicas da PRIO?
O foco da PRIO é a constante otimização da tecnologia instalada e a procura por novas soluções tecnológicas para melhor contribuir para os desafios da transição energética. Assim, desenvolvemos produtos que respondem às necessidades dos consumidores, contribuem para a transição energética e impulsionam a economia circular.
Os recursos são finitos. Com esta premissa justifica-SE a aposta na Economia Circular.
A PRIO, preocupando-se com a sustentabilidade ambiental, criou o programa PRIO Ecowaste para a recolha de óleos alimentares usados (OAU) com vista à produção de biodiesel.
Dados oficiais sobre as quantidades de óleos alimentares produzidos em Portugal versus a quantidade de Óleos Alimentares Usados recolhidos e encaminhados corretamente, despertou à PRIO a necessidade de trabalhar esta área para melhorar a recolha no setor doméstico, promovendo assim uma gestão eficiente e contribuindo para um ambiente mais sustentável. Identificou-se que os produtos do setor doméstico são os que apresentam grandes carências no que se refere à reciclagem deste resíduo, onde o principal destino final continua a ser a rede de esgotos. Assim nasceu a PRIO Ecowaste que apresenta um modelo para o fecho do ciclo de vida dos OAU. A PRIO garante a alocação de pontos de recolha para os OAU (localização e implementação dos oleões), que por sua vez são recolhidos, transportados, pré-tratados e armazenados por operadores de gestão de resíduos dedicados, que no final encaminha para a produção de biodiesel na PRIO.
Para além da aposta nas matérias-primas residuais para a produção de biodiesel a PRIO anualmente organiza um Concurso de Start-ups com vencedores na área da economia circular como é o caso do projeto Eco Bean que aproveita as borras de café para a obtenção de óleo para a produção de biodiesel e a restante parte é utilizada para a produção de briquetes para churrasco e lareira.
Estamos atualmente a trabalhar num projeto de I&D com vários parceiros para o aproveitamento dos resíduos lenho celulósicos e florestais para a produção de outro biocombustível, o bioetanol.
A economia circular onde a reciclagem, reutilização e renovação são as prioridades deve, e vai estar, na mente de todas as indústrias. Na PRIO tentamos sempre encontrar maneiras de aumentar o grau de circularidade de todos os resíduos. É mais que necessário para este mundo mais sustentável e nós fazemos o nosso papel.