Para incentivar a utilização dos veículos elétricos, a Fiat criou o projeto ‘KIRI’, o qual recompensa todos os condutores do novo 500 elétrico na sua condução diária. O sucesso deste programa é comprovado pelos quase 7300 utilizadores ativos (com um aumento constante desde o lançamento), reduzindo-se em mais de 1000 toneladas as emissões de CO2, de acordo com dados fornecidos pela marca italiana.
Criado pela Fiat em colaboração com a startup KIRI Technologies e desenvolvido com a e-Mobility Business Unit da Stellantis, o programa incentiva os clientes do novo 500 a conduzirem de forma mais sustentável, recompensando-os com moedas digitais que podem ser usadas para adquirir produtos e serviços exclusivos, à venda no mercado KIRI, universo que inclui, atualmente, mais de 350 empresas a operar nas áreas da moda, dos acessórios e do design.
Os clientes podem acumular FIAT e.Coins sempre que conduzam os seus novos 500 de um modo eco-consciente, funcionando como um programa de fidelização. Os cálculos da Fiat apontam para uma redução superior a 1000 toneladas de CO2 por parte dos utilizadores do KIRI desde o lançamento do programa, conduzindo os nonos 500 totalmente elétricos. Graças a este “estilo de condução amigo do ambiente”, geraram-se 30,5 milhões de Moedas, representando mais de 750 mil euros no mercado KIRI.
Aderir ao programa é muito simples. Basta fazer o download da renovada app “Fiat” e fazer o registo. A partir desse momento, será sempre possível verificar o volume acumulado de FIAT e.Coins: quanto mais cuidadoso e sustentável for o estilo de condução, maior será a recompensa. Em particular, o algoritmo que gera as Fiat e.Coins está ligado ao eco:Score, usado para medir o comportamento de condução dos clientes do 500, de acordo com a linearidade da condução.
Parte integrante da ferramenta Uconnect Services, a função eco:Score mede a eficiência do estilo de condução, atribuindo uma pontuação de 0 a 100, ajudando o condutor a melhorar o consumo de energia em tempo real e, consequentemente, aumentar a autonomia. Para além disso, quanto mais alto for o eco:Score, mais FIAT e.Coins são acumuladas. No tráfego urbano, por exemplo, com um eco:score intermédio e uma quilometragem na ordem dos 10.000 km por ano, pode resultar num cúmulo máximo de 150 euros sob a forma de FIAT e.Coins.