O BMW eDriveZones, que está a ser desenvolvido desde 2019 pela equipa da Critical TechWorks em Portugal, em coordenação com a equipa da BMW em Munique, é um sistema automático que permite, aos mais recentes modelos híbridos plug-in da marca, passar automaticamente para o modo elétrico assim que entram numa zona de zero ou baixas emissões dentro das cidades.
Em todo o mundo, cada vez mais cidades estão a criar zonas onde o trânsito é proibido na totalidade ou é permitido apenas de forma limitada. Neste contexto, a BMW tem já em funcionamento um método tecnológico que visa diminuir os níveis de emissões poluentes nas áreas urbanas, contribuindo, desta forma, para melhorar a qualidade de vida dentro das cidades. O veículo reconhece as áreas designadas com recurso a tecnologia de ‘geofencing’ e ao GPS. Em Portugal, o BMW eDriveZones já está ativo nas cidades de Braga, Lisboa, Oeiras, Porto e Matosinhos.
Disponível nos modelos BMW 330e, BMW 745e, BMW X5 xDrive45e e BMW 530e (e demais modelos com (com sistema operativo 7 ou superior), devendo chegar a cada vez mais gamas, este sistema faz parte da estratégia de sustentabilidade do grupo BMW, que, entre outras ações, pretende incentivar os clientes a utilizarem os modelos híbridos plug-in em modo elétrico e promover deslocações sem emissões dentro das áreas urbanas.
A par de Portugal, Alemanha, Áustria, Suíça, Países Baixos, Bélgica, Itália, França, Reino Unido e Dinamarca estão entre os países europeus onde as BMW eDrive Zones já são uma realidade em várias cidades e localidades.
As inscrições nas várias categorias dos Global Mobi Awards Prio estão abertas até ao final de maio. A inscrição é gratuita, saiba como participar em www.globalmobiawards.motor24.