O novo SUPERB iV é o primeiro modelo de produção em série da ŠKODA equipado com propulsão híbrida plug-in. Ao combinar um eficiente motor a gasolina com um motor elétrico, oferece uma mobilidade particularmente ecológica, sem comprometer o desempenho. O sistema total debita uma potência combinada de 218 cv (160 kW). A autonomia 100% elétrica chega aos 55 km no ciclo WLTP e pode percorrer até 850 km quando combinado com o motor a gasolina. A bateria tem uma capacidade de 37 Ah e 13 kWh de energia, e as emissões de CO2 são inferiores a 40 g/km. O ŠKODA SUPERB iV cumpre a norma de emissões de gases de escape Euro 6d TEMP.
O ŠKODA SUPERB iV é um híbrido plug-in com 850 km de autonomia, 218 cv (160 kW) de potência máxima combinada dos dois motores e binário de 400 Nm. O motor a gasolina 1.4 TSI oferece uma potência de 156 cv e a tração elétrica é garantida por um motor elétrico de 85 kW (116 cv). A autonomia 100% elétrica é de 55 km (ciclo WLTP) e vai até aos 850 km de autonomia quando combinado com o motor a gasolina.
A bateria de iões de lítio de 13 kW/h (10,4 kWh úteis) pode ser carregada em casa durante a noite através de uma tomada elétrica convencional, ou em 3 horas e 30 minutos através de uma “wallbox” com uma potência de carga de 3,6 kW. A tomada para o cabo de carga encontra-se por detrás da tampa na grelha do radiador. O ŠKODA SUPERB iV também é capaz de recarregar ou manter o nível de carga da bateria durante a condução, utilizando o motor a gasolina e a recuperação da energia de travagem. Isto permite que os condutores percorram uma distância maior até atingirem o “último km” da viagem, sem produzir quaisquer emissões. A bateria está posicionada sob o banco traseiro e a capacidade do depósito de combustível foi reduzida de 66 para 50 litros. Por sua vez, o módulo de comando eletrónico gere a carga e descarga da bateria, bem como a transformação de corrente contínua da bateria em corrente alternada, para alimentar o motor elétrico.
O motor elétrico está alojado dentro do compartimento da caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG de seis relações, existindo uma terceira embraiagem para colocar o motor elétrico a contribuir para o andamento.
No modo Hybrid, o consumo obtido com a bateria totalmente carregada é de apenas 1,5 l/100 km, e o consumo de energia elétrica está entre 14 e 14,5 kWh/100 km. As emissões de CO2 situam-se entre os 33 e os 35 g/km.
O ŠKODA SUPERB iV concorre aos Global Mobi Awards na categoria Melhor Carro Plug-in.