Candidata-se ao prémio na categoria Cidades dos Global Mobi Awards Prio. A SMTUC, Serviços Municipais de Transportes Urbanos de Coimbra têm tido um longo e importante papel na inovação e no contributo para uma mobilidade urbana cada vez mais sustentável nesta cidade e promovem a descarbonização nos transportes públicos.
Este ano, apoiam a candidatura no projeto de extensão da rede dos SMTUC e criação de novos serviços de mobilidade em tempos de pandemia.
Foi realizada a adaptação da oferta de Transportes Públicos à menor procura provocada pelo confinamento, sem descurar a necessidade de se garantir que não fosse excedido o limite máximo da lotação nas viaturas através de um processo evolutivo que foi acompanhando as várias fases de adequação da oferta ao agravamento da situação e, posteriormente, ao processo de desconfinamento.
Na fase mais crítica, o tempo de serviço diário dos trabalhadores foi encurtado para 6 horas em regime de jornada contínua, de modo a diminuir o seu tempo de permanência no serviço e o número de deslocações pendulares com a alteração das escalas de serviço dos motoristas para as adaptar a esta nova realidade.
Devido à pandemia, registou-se um decréscimo de 42,7 % no número de passageiros transportados entre 2019 e 2020. No entanto, a cidade de Coimbra continuou a investir significativamente no transporte público e os SMTUC estendem a sua rede a novas zonas e passam a assegurar serviço público de transporte de passageiros que operadores privados não conseguiram fazer, em resultado da quebra da procura.
No final de 2021, a oferta programada será quase 20% superior à que os SMTUC tinham no início do mês de dezembro de 2019.
Até final de 2021, o projeto prevê a entrada em operação de 9 novos miniautocarros elétricos e 5 autocarros elétricos standard de 12 metros (investimento de 4,7 Milhões de euros), a aquisição de mais autocarros convencionais (usados) e a admissão de mais tripulantes de viaturas. Vão manter-se as medidas sanitárias, o reforço da monitorização e a adequação da oferta / rede às necessidades. A Estratégia Municipal de Saúde continuará a ser seguida e continuarão a implementar-se campanhas de sensibilização. O transporte especial de munícipes para o processo de vacinação também está contemplado no projecto que se candidata aos Global Mobi Awards Prio na categoria destinada a Cidades ou autarquias com projetos de descarbonização dos transportes, acessibilidade e mobilidade inteligente com maior inovação ou impacto na população.