Os estudos indicam que o automóvel particular é utilizado, em média, 60 minutos por dia. O novo elétrico da Daymak pode passar as restantes 23 horas a fazer dinheiro…
Com três rodas e três motores elétricos, o Spiritus pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,8 segundos, o que faz do novo modelo da canadiana Daymak o carro de três rodas mais rápido do mundo. A empresa quer ultrapassar todas as referências da Polaris em matéria de prestações e prazer de condução, contando para isso com números impressionantes: o Spiritus estará disponível numa versão Deluxe, com tração traseira e um motor elétrico de 100 CV de potência, alimentado por uma bateria com 36 kWh de capacidade e anunciando uma autonomia até 290 km. Mas será a versão Ultimate, a mais desportiva na gama do triciclo canadiano, a elevar a fasquia na categoria, ao apresentar-se na configuração especial de três motores (um por cada roda), anunciando uma potência combinada de 197 CV, o suficiente para acelerar o bilugar com apenas 160 kg a ‘disparados’ 210 km/h.
A versão Ultimate do Spiritus contará com uma bateria de 80 kW/h de capacidade, para autonomia de até 480 km. O preço arranca nos 127 mil euros.
No entanto, uma das grandes inovações deste automóvel é a possibilidade de minerar criptomoedas quando está parado, através da Daymak Nebula, a primeira plataforma de criptomoedas compatível com veículos elétricos no mundo. De acordo com o fabricante, a tecnologia permite gerar Bitcoin, Ethereum ou Dogecoin, enquanto o carro está estacionado, idealmente a carregar.
Em teoria, o “criptocarro” pode gerar até 350 dólares por mês em mineração de moedas digitais.